O plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou dois projetos na sessão ordinária desta terça-feira (07.06).
O primeiro a ser aprovado, pela unanimidade dos parlamentares presentes, foi o Projeto de Lei Ordinária 190/2021, de autoria do vereador Nilson Probst (MDB) e subscrito por mais seis vereadores. Ele propõe que a Avenida Panorâmica passe a ser denominada “Avenida Panorâmica Artenir Werner”, e segue para sanção do prefeito.
Artenir Werner nasceu em 1º de agosto de 1940 em Rio do Sul, cidade da qual foi prefeito entre 1969 e 1972. Na área pública, foi também deputado federal por três mandatos (entre 1979 e 1991), diretor administrativo da Casan (Companhia de Águas e Saneamento de Santa Catarina) e secretário de Estado da Cultura, Esporte e Turismo. No ano 2000, fundou a UniAvan (Centro Universitário Avantis) em Balneário Camboriú. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Balneário Camboriú, concedido pelo Legislativo Municipal, em 2017. Faleceu em 9 de dezembro de 2020, vítima de Covid-19.
Proibição de veículos movidos à tração animal
O segundo projeto aprovado foi o Projeto de Lei Substitutivo 180/2015, do vereador Marcelo Achutti (MDB), que proíbe, nos limites do município, a utilização de veículos movidos à tração animal e a exploração animal para esse fim. Ele foi obteve nove voto favoráveis e um contrário, e segue para sanção do prefeito.
O projeto considera como animais sujeitos à proibição: equinos, asininos, muares, caprinos e bovinos; tração animal: todo meio de transporte de carga movido por propulsão animal; e condução de animais com cargas: todo deslocamento de animal conduzindo cargas em seu dorso estando o condutor montado ou não.
A proposição prevê que a fiscalização será realizada pelo Poder Executivo, e o animal encontrado nas situações vedadas será recolhido pelo órgão municipal competente.
Confira no quadro ao final da matéria as deliberações dos outros projetos e pareceres na pauta, e o relatório das votações clicando aqui. Leia a relação dos pedidos de informações, da moção de pesar e indicações encaminhadas na reunião, aqui. O requerimento e as moções que estavam para votação foram retirados de pauta em função da ausência dos autores em plenário no momento da votação.
Sessão extraordinária
Após o término da reunião, o plenário realizou uma sessão extraordinária, objeto de solicitação do vereador Victor Forte (PL), para que fosse analisado o Projeto de Decreto Legislativo 03/2022, da Mesa Diretora da Câmara.
O PDL concede licença ao vice-prefeito do município, Carlos Humberto Metzner Silva, para ausentar-se do país durante o período compreendido de 07 a 16 de junho de 2022, em caráter particular, sem ônus ao erário.
No momento da votação do projeto, no entanto, não houve quórum suficiente para votar (havia oito vereadores em plenário, e seriam necessários pelo menos dez), então a sessão foi encerrada.
Lançamento do Prêmio Professor Nota Dez e entrega de moção
No início da reunião ordinária, foi feito o lançamento oficial da 6ª edição do Prêmio Professor Nota Dez, realizado pela Câmara de Vereadores.
Normatizado pelo Decreto Legislativo 480/2019, ele tem o objetivo de homenagear os professores da educação infantil e do ensino fundamental que mais se destacam pela experiência educativa com trabalho inovador, criativo e transformador em cada ano letivo.
No ato de lançamento, o presidente em exercício da Câmara, vereador Nilson Probst (MDB), entregou a carta-convite e uma cópia do Decreto à secretária de Educação de Balneário Camboriú, Marilene Cardoso, que usou a tribuna para ressaltar a importância da iniciativa.
Após o tema livre, foi feita a entrega da Moção 162/2022, do vereador Omar Tomalih (Podemos), de congratulações a Carla Eduarda Rocha de Oliveira, por conquistar o primeiro lugar na categoria vocal-solo do 49º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos, realizado em maio deste ano em São José (SC).
PROPOSIÇÕES DA SESSÃO DE 07.06.22
Denomina de “Vilson da Cunha” uma rua localizada no Bairro Nova Esperança.
Autor: vereador Elizeu Pereira (MDB), com subscrição de mais oito vereadores
Aprovada
Obs.: o projeto segue para sanção do prefeito.
Dispõe sobre a intensificação de medidas administrativas de fiscalização, prevenção, orientação e combate ao roubo, furto e receptação de cabos, fios metálicos, geradores, baterias, transformadores e placas metálicas no município.
Autora: vereadora Juliana Pavan (PSDB)
Apresentado em 1ª discussão
Acrescenta o art. 4º-A à Lei Municipal nº 1.397/1994, a qual institui o estacionamento regulamentado de veículos em vias públicas.
Autor: vereador André Meirinho (Progressistas), com subscrição de outros cinco parlamentares
Apresentado em 1ª discussão
Dispõe sobre o fornecimento de medicamentos aos idosos na rede pública de saúde do município.
Autor: vereador Elizeu Pereira (MDB)
Apresentado em 1ª discussão
Altera dispositivo da Lei Municipal nº 3755/2015, que dispõe sobre a prática de esportes na faixa de areia das praias do município.
Autora: vereadora Juliana Pavan (PSDB)
Apresentado em 1ª discussão
Altera a Lei Municipal nº 3.736/2014, que dispõe sobre a quota para pagamento de Assessoria Parlamentar dos gabinetes de vereadores da Câmara Municipal de Balneário Camboriú.
Autora: Mesa Diretora do Legislativo
Apresentado em 1ª discussão
Acrescenta o art. 5º-A à Lei 3.568/2013, a qual amplia a estrutura administrativa da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), determinando que o cargo de diretor geral será nomeado pelo prefeito municipal, após ser sabatinado pela Câmara de Vereadores, devendo sua indicação ser aprovada pela votação da maioria absoluta.
Autor: vereador Nilson Probst (MDB)
Pedido de vista, feito pelo vereador David LaBarrica (Patriota), aprovado pelo plenário
O projeto isenta as comunidades terapêuticas dedicadas ao serviço de recuperação de dependentes químicos do pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e da Taxa de Licença e Localização (TLL).
Autor do projeto: vereador Omar Tomalih (Podemos)
Parecer rejeitado
Obs.: o projeto permanece em tramitação no Legislativo.
O projeto institui o Programa Municipal de Renda Básica de Cidadania.
Autor do projeto: vereador Eduardo Zanatta (PT)
Parecer rejeitado
Obs.: o projeto permanece em tramitação no Legislativo.
O projeto impede no município a decretação de fechamento de estabelecimentos comerciais por decorrência da pandemia do Covid-19 ou qualquer pandemia, sem a realização de reunião prévia com as entidades de classe que representem os empregadores e os empregados.
Autor do projeto: vereador Marcelo Achutti (MDB)
Parecer rejeitado
Obs.: o projeto permanece em tramitação no Legislativo.