(Por Victor Loja – PMBC) O grupo de patrulhamento com cães K9 da Guarda Municipal de Balneário Camboriú realiza diariamente um trabalho em busca de drogas e armas ilegais no município e região. Nesta sexta-feira (20), os cães Black, Apolo e Nutella, em conjunto dos integrantes do K9, participaram de um treinamento no Canil da Base Aérea de Florianópolis, ministrado pelo adestrador Eron Marrom Kaizer.
O Canil da Força Aérea tem 18 anos de atividade e no momento possui oito cães: seis Pastores Belgas de Malinois, a mesma raça do Black; um Pastor Holandês, da mesma raça do Apolo; e um Rottweiler. Os cães são treinados diariamente por sete soldados que compõem os integrantes do Canil da Força Aérea.
Segundo o Terceiro Sargento, Leandro Mendes dos Santos, os cães da Força Áerea são utilizados para cuidar da base e do material bélico, para faro de entorpecentes, também servem como cães de busca e captura, de abordagem e Controle de Distúrbio Civil (CDC). ‘’Trabalhamos aqui, na marinha e no exército. Temos um convívio bom com as outras forças de segurança. Nossa socialização é excelente e tem trazido bons resultados porque é com essa troca que todos nós crescemos. Passamos nossa forma de trabalho e observamos a forma de trabalho de outras instituições. Através disso vamos adaptando nossa doutrina na busca de sempre melhorar”, explicou.
O principal objetivo desse treinamento é preparar os cães Apolo e Nutella para abordagens, rondas escolares e eventos públicos. O Black já é o cão operacional da Guarda Municipal por ter mais experiência e tempo de treino. ‘’O treinamento foi muito importante não só para os cães, mas também para os condutores, afinal eles trabalham em equipe, em sintonia. Todos estão capacitados, porém é sempre bom buscamos melhorar o serviço’’, explicou o adestrador Eron.
Para o supervisor do K9 da Guarda Municipal, Gustavo Belz, treinamentos como este são muito proveitosos para os cães, os integrantes e as instituições. ‘’Poder realizar esse trabalho fortalece o vínculo entre as instituições e permite que todas elas ofereçam um serviço melhor as suas populações, além de melhorar a sintonia e as técnicas das equipes e seus cães’’.