Na manhã desta quinta-feira (17), os funcionários da Secretaria de Obras de Balneário Camboriú, que trabalham na reestruturação da galeria da Rua 3900, região central, encontraram, além das fendas enormes que separam as aduelas, buracos de 40 centímetros de diâmetros na parte inferior da galeria. Acredita-se que esses buracos tenham sido abertos pela empresa que fez a galeria, em 2012, e não foram utilizados, e nem fechados.
O serviço iniciado esta semana já avançou 30 metros, do total de 200 metros da galeria. “É uma ação trabalhosa e demorada, mas estamos avançando. Ao ver os enormes buracos deixados e as fendas que se formaram, entendemos o estado que a rua ficou. A galeria foi feita há seis anos, é uma obra recente, e os resultados apresentados mostram que foi uma obra mal feita”, declara o secretário de Obras, João Miguel (Tatá).
A obra de reestruturação da galeria da Rua 3900, trecho entre as Avenidas Atlântica e Normando Tedesco, na Barra Sul de Balneário Camboriú, iniciou na segunda-feira (14). O serviço, que é feito pela equipe da Secretaria de Obras, foi uma determinação do prefeito Fabrício Oliveira e consiste em abrir as laterais e vedar as juntas das aduelas. O trecho, que é uma continuação da galeria da Atlântica, apresenta deficiências de encaixe e vedação, que culminaram no carreamento de material para dentro da galeria e consequentemente, o afundamento do pavimento asfáltico.
A galeria da Avenida Atlântica, que segue pela Rua 3900, onde tem sua parte mais baixa – que desemboca no Rio Camboriú – foi feita em 2012, mas mesmo com tão pouco tempo de uso, sua estrutura cedeu. Depois de reestruturar a galeria, a Prefeitura irá recompor as camadas de base e deixar a estrutura do pavimento preparada para receber a camada de pavimentação do Programa de Requalificação do Sistema Viário de Balneário Camboriú.
A Rua 3900 estará fechada ao trânsito de veículos durante os próximos 15 dias, tempo previsto para a conclusão da obra da galeria.