A 29ª edição da BNT Mercosul aconteceu no ExpocentroBC Júlio Tedesco na sexta-feira e sábado (5 e 6/05), em Balneário Camboriú, com feira, rodada de negócios, capacitação e muita interação entre destinos turísticos, trade, operadores e agentes de viagem. Ao total, participaram do evento 5.632 participantes, de seis países, com representantes de mais de 290 cidades do Brasil e 39 estrangeiras, de países como Argentina, Paraguai e Uruguai. A BNT é um dos principais eventos de turismo do Brasil, com o diferencial que tem como foco a promoção do turismo brasileiro.
Os números da 29ª BNT surpreendem – foram mais de 350 marcas expositoras, com a participação de 5.632 pessoas, sendo 229 operadores de viagem, de 299 cidades brasileiras e 23 estados. A rodada de negócios, que permite o contato entre os destinos turísticos com os operadores e agentes de viagens gerou 1.230 contatos. Durante o evento, foram realizadas 40 capacitações para agentes de viagens, que receberam informações de nove destinos turísticos nacionais.
O idealizador e CEO da BNT Mercosul, Geninho Góes, pontuou que o turismo é alegria, festa e negócios e que ficou muito feliz pelo fato de a BNT ter ‘voltado para casa’, lembrando que a primeira edição do evento aconteceu no Shopping de Verão, onde hoje é o Unipraias, e a segunda edição, há 27 anos, no antigo Pavilhão da Santur, mesmo local onde hoje é o ExpocentroBC Júlio Tedesco, que está comemorando um ano no próximo dia 17 de maio. Ele agradeceu o governador Jorginho, o prefeito Fabrício, o secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, e o secretário de Turismo da cidade, Thiago Velasques. “Mais de 290 cidades participaram, além de mais de 30 grupos (Famtours) de todo o Brasil e outros países, vindo conhecer Balneário Camboriú, nesta área de eventos magnífica. Era nosso sonho ver o Centro de Eventos aberto e isso está acontecendo”, afirmou.
Geninho já antecipou que a edição especial de 30 anos da BNT Mercosul está confirmada e acontecerá entre 24 e 25 de maio de 2024. Ele enalteceu a parceria com Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, entidade que organiza o evento. “Nesta 29ª edição chegamos no auge de infraestrutura e de qualidade, com eventos para os profissionais de turismo, gerando negócios. Para 2024 esperamos ter uma participação ainda maior de destinos nacionais, mantendo a qualidade que construímos nesses anos todos, mostrando que o online é importante, mas que o presencial, o offline, nunca perderá espaço”, afirmou.
Já a presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Andrezza Negrini, exaltou a união de Geninho com a entidade, o que permitiu a parceria e organização do evento — é o Convention que coordena a BNT. “Que sejamos exemplo da união das três forças, – o Poder Público tem a responsabilidade como administrador de promover o destino, mas é interesse da iniciativa privada dar o direcionamento. O Convention entra como a entidade que representa o segmento do turismo como um todo e essa união com a BNT traz o fortalecimento do segmento em prol de Balneário Camboriú, através de uma idealização generosa de um empresário visionário, como o Geninho Góes. Um exemplo nacional único, que sirva como modelo. Mais uma vez feliz com o desempenho de nossa equipe, os participantes aproveitaram, e mais ainda por termos novamente a BNT em Balneário Camboriú, uma alegria estarmos realizando ela na cidade, e em nosso tão esperado ExpocentroBC”, destacou.
Governador de SC e prefeito de Balneário Camboriú participaram da abertura do evento
A abertura do evento, ocorrida no início da tarde de sexta-feira, contou com a participação do governador de SC, Jorginho Mello, que enfatizou a importância do turismo para SC, pois o segmento fortalece a economia do Estado. “É um evento que traz contatos, negócios e fomenta toda a economia, esse evento da BNT traz gestores, trabalhadores do turismo para vir discutir, fazer negócios, então um evento como esse nós precisamos incentivar e aplaudir”, afirmou.
O prefeito da cidade, Fabrício Oliveira, destacou que Balneário Camboriú respira turismo e por isso é tão importante o evento estar de volta à cidade – já que a BNT nasceu no município, há 29 anos. Fabrício disse que o turismo é experiência e também um negócio, que exige capacitação e atualização, elogiando o fato de que a BNT reúne tudo isso.
O secretário de Turismo de SC, Evandro Neiva, participou dos dois do evento e enalteceu a importância da BNT para o turismo catarinense, já que atrai players de todo o Brasil e outros países. Ele lembrou também que o turismo é uma das maiores preocupações do atual governo, sendo essencial para a economia do Estado.
Premiação ‘Campeões de Vendas BNT e Oceanic’ revelou vencedores
A campanha “Campeões de Vendas BNT e Oceanic” durou cerca de um ano. Foi lançada em uma parceria inédita do Grupo Oceanic com a BNT Mercosul e o Balneário Camboriú Convention & Visitors, na edição de 2022, e revelou seus vencedores na noite de sexta-feira (5).
Voltada para as operadoras de turismo, agentes de viagens e parceiros nacionais e internacionais, a campanha premiou quem vendeu mais ingressos e passaportes para as atrações do grupo em Balneário Camboriú (SC): Oceanic Aquarium, Classic Car Show e Aventura Pirata. Os pontos ao longo de todos esses meses foram somados conforme estabelecido no regulamento.
A contagem foi encerrada em 31/03/2023. E os ganhadores foram: Categoria Parceiros Locais: Parque Beto Carrero seguido do Prime Gourmet; Categoria Receptivo Local: Cgtur + Santa & Bella, em seguida Vipmar e Lazaro; Categoria Receptivo Mercosul: Sul Travel; Categoria Vendas Online: Zarpou e em segundo lugar Tchê Ofertas; Categoria Destaque Nordeste: Foco Operadora; Categoria Destaque Rio Grande do Sul: Cativa Turismo; Categoria Destaque Paraná: BWT; Categoria Destaque Santa Catarina: Incomum Viagens; Categoria OTAS: Decolar; Categoria Operadoras Nacionais: Azul, em segundo ETS e em terceiro lugar FRT; E o prêmio Super Campeã ficou para a CVC.
Os vencedores de cada categoria receberam além de troféu, um selo de Operadora Especialista nos Atrativos do Grupo Oceanic, treinamento online para as equipes indicadas pelo operador sobre o destino BC e região e farão parte do Time de Especialistas do Grupo.
Outra novidade da noite, é que devido ao sucesso da campanha, o Grupo Oceanic e a BNT Mercosul lançaram a segunda edição do “Campeões de Vendas BNT e Oceanic”.
A BNT Mercosul tem organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. A 29ª edição contou com as Participações Especiais: Blumenau, Costa Verde & Mar, Gruppe Tecnologia, Ipojuca, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Porto Seguro, Rio Grande do Sul, Sebrae Santa Catarina, Secretaria de Estado do Turismo – Setur/SC.