Na manhã deste sábado, às 9h54, os bombeiros receberam um chamado da central de operações sobre um incêndio em uma casa na Vila Fortaleza, em Balneário Camboriú. Ao chegarem ao local, confirmaram que se tratava de um incêndio em uma residência de madeira, que estava em fase de diminuição após já ter sido consumida pelo fogo. Duas outras casas também de madeira no mesmo terreno foram afetadas pelas chamas.
Os bombeiros rapidamente iniciaram o combate direto utilizando água transportada, o que resultou no controle rápido do incêndio e evitou que se alastrasse para as casas vizinhas. Cerca de 7 mil litros de água foram usados durante o combate. Também foi feito contato com a concessionária de energia elétrica para cortar o fornecimento na região, devido à dificuldade de identificar a viabilidade de corte local, o que ajudou a extinguir as chamas restantes e salvar as outras casas.
Durante o incidente, duas crianças estavam na casa em chamas: um bebê, que foi levado pela viatura do SAMU com queimaduras de primeiro grau, e uma criança de 5 anos, que não ficou ferida. Após o controle do fogo, os bombeiros realizaram o rescaldo para evitar a reignição, fizeram um levantamento fotográfico e coletaram dados antes de retornarem ao estado de prontidão.