Prorrogada até o fim de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação busca reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país, doença causadora da paralisia infantil, além de atualizar a carteirinha vacinal de crianças e adolescentes menores de 14 anos. Em Balneário Camboriú, foram atendidas até agora 3.534 crianças para a imunização contra a pólio, (54,41%) do público-alvo. Já para a atualização da carteirinha, 5.681 crianças e adolescentes foram atingidas. Só nos Núcleos de Educação Infantis da cidade, a campanha atingiu 1.199 crianças.
“Nossa meta é imunizar 95% da população em faixa etária apta, que é de um ano a menores de cinco anos de idade em relação à poliomielite. É por isso que pedimos a atenção redobrada dos pais e responsáveis, para que compareçam nas unidades de saúde mais próximas de casa”, pede a secretária de saúde, Leila Crocomo.
A aplicação das vacinas ocorre em todas as Unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (com exceção da Unidade de Saúde Central, que não fecha para o almoço).
Duas UBS abrem neste sábado
A Secretaria de Saúde informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central (Rua 1500, nº 1100 – Centro) e Nova Esperança (Rua Boa Vista, s/n – Bairro Nova Esperança) abrem neste sábado (10) para a aplicação de doses da Campanha de Multivacinação e contra a Poliomielite. A ação será das 8h às 17h.
O objetivo é expandir os horários para aqueles que não podem comparecer às unidades durante a semana. Além da vacina contra pólio, serão oferecidas doses contra Hepatites A e B, Pentavalente, Tetraviral, Pneumocócica, Rotavírus, Febre Amarela, DTP, Varicela, Tríplice Viral, Meningocócica ACWY e HPV para crianças e adolescentes até 14 anos. A vacina contra a Covid-19 também estará disponível.
Para saber quais vacinas são elegíveis para a criança/adolescente, basta comparecer em uma das unidades com a carteirinha de vacinação do usuário.