A Escola Pública de Trânsito de Balneário Camboriú, promoveu na manhã desta quarta-feira (08), uma ação educativa para conscientizar os ciclistas a utilizarem as ciclofaixas e ciclovias e evitar o uso das calçadas. A abordagem foi em pontos da Avenida do Estado. Os agentes de trânsito continuam com as abordagens educativas em diferentes locais da cidade, até sexta-feira (10).
Na abordagem é entregue um panfleto informativo com recomendações aos ciclistas sobre equipamento, local em que devem circular, a importância de utilizar roupas claras para ser visto pelos motoristas, principalmente durante o período da noite. Na ação, as agentes de trânsito conversavam com a população para informar e conscientizar também sobre o uso de patinetes, ciclomotores e bicicletas elétricas nas ciclofaixas.
Patinetes
A condução de patinetes, veículos de transporte individual, só será permitida em ciclofaixas ou ciclovias em uma velocidade inferior a 20 km/h. Além disso, não é permitido transitar por calçadas com o patinete.
Bicicletas elétricas:
É permitida a circulação em ciclovias ou ciclofaixas desde que possua espelhos, indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral e pneus em boas condições. É obrigatório o uso de capacete.
Ciclomotores:
Os ciclomotores são veículos de duas rodas com mais de 1,2 m. O decreto proíbe a condução dos veículos por pessoas sem habilitação A ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Também não será permitida a circulação de ciclomotores em calçadas, ciclovias e ciclofaixas.
Os agentes de trânsito atendem 24h pela Central 153.