A equipe da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, por meio da Vigilância Ambiental, fará um mutirão alusivo ao Dia D de Combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, Chikungunya e Zika. O mutirão será feito neste sábado (19), na parte da manhã, abrangendo ruas do Bairro das Nações.
O clima quente é ideal para a reprodução das larvas do mosquito, por essa razão, os trabalhos de prevenção são intensificados nessa época. “O objetivo das visitas é de eliminar os criadouros e orientar a população. Serão trabalhadas as Ruas Peru e Paraguai, acima da Avenida Palestina”, explica a diretora da Vigilância Ambiental, Eliane Guedes.
No momento, Balneário Camboriú está com 110 casos de dengue autóctones, 122 indeterminados, 24 importados, nove não residentes, além de um caso de Chikungunya não residente. No total, há 1099 focos do mosquito na cidade.
Nesta semana, o setor iniciou o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti no município, chamado de LIRAa. Durante 10 dias, os agentes passam por todos os bairros de Balneário Camboriú, para com base em amostras encontradas, chegar ao resultado dos locais que há infestação. Uma porcentagem de cada bairro é selecionada por meio da delimitação das quadras que serão analisadas. Dessa forma, a Saúde chega a um índice da cidade em um curto espaço de tempo.
Os agentes da Vigilância Ambiental fazem vistorias nos bairros diariamente, com o objetivo de conscientizar a população para a eliminação dos criadouros do mosquito. É importante salientar que os agentes estão sempre devidamente uniformizados para a correta identificação por parte da população. A equipe atende denúncias feitas à Ouvidoria Municipal, pelos telefones (47) 3267-7024, 0800 644 3388, ou WhatsApp (47) 99982-1979.