A Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa anunciou, na última semana, o reconhecimento “Selo Prata” de Balneário Camboriú na Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI). O município é o primeiro do Brasil a ser reconhecido com o Selo.
As políticas públicas desenvolvidas para população idosa em Balneário Camboriú são referências nacionais em atendimento para esse segmento. Além de ser uma das únicas cidades brasileiras a possuir uma secretaria com atendimento especializado na pessoa idosa, em 2017 foi criado o Programa Abraço ao Idoso, com o objetivo de prevenir e combater a violência financeira, psicológica e física em pessoas idosas.
A cidade aderiu à EBAPI em 2018, mesmo ano em que recebeu o Selo Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, em Brasília. A EBAPI foi instituída legalmente em Balneário Camboriú em 2019, pela Lei Municipal n° 4368/2019. Ela estabelece serviços, ações, programas e projetos de diversas políticas públicas a serem desenvolvidas no município, com foco no envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão.
A EBAPI possui cinco fases de reconhecimento, certificados através de selos: adesão, plano, bronze, prata e ouro. O próximo passo para Balneário Camboriú é o Selo Ouro. “Receber mais essa certificação fortalece o compromisso do poder público em prover cada vez mais políticas públicas de qualidade em favor das pessoas idosas”, salienta a secretária da Pessoa Idosa, Juliethe Nitz.