Representantes da empresa BC Big Wheel reuniram-se com a prefeita Juliana Pavan para discutir a situação do Deck do Pontal Norte, que permanece interditado desde 21 de janeiro devido a problemas estruturais. Durante a reunião, que ocorreu na última terça-feira (4), foi decidido, por consenso, o cancelamento de todos os atos relacionados ao aditivo do Termo de Compromisso 004/2019, que substituía a responsabilidade da empresa na manutenção do deck por sete medidas complementares, incluindo novos projetos e obras.
“A reunião foi muito importante para entender toda a situação. A empresa havia protocolado essa solicitação ainda em 2023. O antigo governo prometeu ações imediatas do poder público, mas não cumpriu. Determinei que todos os atos de 2024, vinculados a esse processo, sejam tornados nulos. Firmaremos novos compromissos agora para enfim solucionar este problema, que é urgente. O deck é um ponto turístico importante para nossa cidade”, afirmou a prefeita Juliana Pavan.
O alargamento e reforço da ponte Leopoldo Zarling, sobre o Rio Marambaia, a reformulação do acesso à Roda Gigante, a contratação de equipe de segurança permanente no deck no período noturno e o uso compartilhado das câmeras disponibilizadas pela BC Big Wheel pela Guarda Municipal são atribuições do Poder Executivo que agora serão cumpridas, de forma gradativa.
“Faremos os reparos emergenciais na estrutura do deck para reabri-lo, e tomaremos medidas imediatas para garantir a segurança no local. Por fim, utilizaremos o projeto contratado pela empresa e buscaremos os recursos necessários para refazer toda a estrutura do Deck do Pontal Norte. Após a execução desta obra estruturante, a empresa se comprometeu a seguir responsável pela manutenção permanente de sua estrutura”, explicou a prefeita.
A empresa BC Big Wheel também será responsável por urbanizar a área pública na cabeceira esquerda da ponte Leopoldo Zarling, construindo um imóvel que será doado ao Município para a instalação de serviços de utilidade pública.
Entenda a situação
O Deck do Pontal Norte foi interditado pela Defesa Civil de Balneário Camboriú em 21 de janeiro, após a constatação de riscos para moradores e turistas.
Diante do acordo homologado pela comissão de EIV da Secretaria de Planejamento na gestão anterior, em agosto de 2024 foi lançado processo licitatório para reparos no local, prevendo somente a contratação de mão de obra no valor de R$ 680.127, com a ordem de serviço assinada em dezembro do mesmo ano.
Contudo, a nova equipe da Secretaria de Obras informou que essa licitação não cobre todas as necessidades da reforma, como a reestruturação dos pilares e do guarda-corpo, o que exigirá a abertura de um novo processo licitatório para garantir a total adequação do deck.
A Secretaria de Obras também se pronunciou sobre a doação de madeira apreendida pelo IBAMA em 2024, que foi divulgada anteriormente como material que seria destinado a essa obra. A pasta esclareceu que a madeira não é adequada para o deck, e será reaproveitada em outros projetos de equipamentos públicos da cidade.