Dentro das atividades de educação ambiental nas praias que têm a Bandeira Azul hasteada, a Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú promove uma limpeza de costão rochoso em Taquaras nesta sexta-feira (1ª de março). A ação ocorre das 8h30 às 12h, no local conhecido popularmente como costão da praia da Galheta, e é aberta a quem quiser participar.
O serviço de coleta de resíduos nos costões (regiões de transição entre os meios terrestres e marinhos) passou a integrar a limpeza urbana do Município em 2023 e é executado pela Univali, contratada pela empresa Ambiental.
Nesta temporada de verão, as ações de educação ambiental nas três praias Bandeira Azul (Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras) começaram em 13 de janeiro e seguem até o fim março. A programação cumpre um dos requisitos do programa Bandeira Azul e envolve frequentadores das praias e estudantes.
Na tarde da última sexta-feira (23), 40 alunos do Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lila tiveram aula na Praia do Estaleiro. Eles aprenderam sobre a fauna marinha, principalmente baleias, golfinhos e tartarugas, bem como a relação da mortalidade desses animais com o lixo marinho e a pesca ilegal. A ação foi ministrada pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praia da Bacia de Santos (PMP-BS), da Univali. Posteriormente, as crianças participaram de uma dinâmica coordenada pela equipe do projeto Recicla BC, sobre a correta separação e destinação dos resíduos.
Programa Bandeira Azul
Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias e marinas que atendem a rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão. Em Balneário Camboriú, as praias do Estaleiro e Estaleirinho estrearam no Programa na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a certificação anualmente. Já Taquaras obteve o reconhecimento do programa pela primeira vez em 2022.