A situação em Balneário Camboriú é preocupante devido a uma epidemia de dengue que está em curso. Comparando com o mesmo período do ano passado, quando havia 59 casos, dos quais 18 foram contraídos localmente, este ano já foram registrados 1.525 casos até 1º de maio, sendo 1.163 de transmissão local. Isso representa um aumento de cerca de 2.486% na incidência de casos de dengue em Balneário Camboriú em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em encontro com representantes de entidades civis e não-governamentais ocorrido nesta quinta-feira (04), a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú anunciou todas as medidas que estão sendo feitas para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A principal novidade é o Dia D de conscientização em relação à dengue, marcado para ocorrer no próximo dia 13.
Na data escolhida para o Dia D haverá orientações, panfletagem e faixa nas Avenidas Brasil e Terceira; Evento na Praça Almirante Tamandaré; Orientações e panfletagem na Barra Sul e Pontal Norte; Orientações na Praça do Pescador – Barra; Continuidade de mutirões nos bairros Nações e Municípios; Blitz educativa e orientativa nos bairros Nova Esperança e Estados; e Orientação e panfletagem na Rodoviária.
“Balneário Camboriú sempre cresce em momentos de crise, e cresce porque a sociedade é forte e comprometida. A presença de representantes da sociedade civil organizada aqui hoje é importante para que haja o conhecimento da abrangência e a urgência do problema, e para que possamos unir esforços e enfrentar, com conscientização e ações, esse aumento de casos de dengue que está ocorrendo”, pontuou o prefeito Fabrício Oliveira.
Dentre as ações já feitas apresentadas aos mais de 200 presentes também estão a de aplicação de fumacê nos locais próximos de onde houver casos confirmados; mutirões pelos bairros mais afetados; ações em escolas; apoio da Fiscalização de Posturas para o combate à dengue em obras e construções; e a criação do Centro de Referência e Atendimento à Dengue, que já atendeu mais de 450 pessoas desde sua abertura, no último dia 24.
“Só vamos melhorar o combate à dengue se cada morador de Balneário Camboriú olhar para dentro da sua casa ou estabelecimento procurando por possíveis criadouros do mosquito e eliminar os locais que acumulam água parada. Vocês são parceiros do Município nessa causa. Contamos com a ajuda de cada um”, argumentou o secretário de Saúde, Omar Tomalih.
Saiba como proceder em caso de sintomas:
Caso apresente sintomas como: cefaleia, dor no corpo e atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, febre alta e cansaço, procure atendimento imediatamente. Balneário Camboriú possui três unidades 24h de portas abertas à população que precise de atendimento urgente: PA da Barra (Rua Jardim da Saudade, nº 1500 – Bairro da Barra), UPA Nações (Rua Israel, nº 205 – Bairro das Nações) e Pronto Socorro do Hospital Ruth Cardoso (Rua Angelina, s/n – Bairros dos Municípios).
Aqueles que residirem na cidade e possuírem cadastro atualizado em Balneário Camboriú podem procurar atendimento no Centro de Referência de Atendimento à Dengue (Avenida Palestina, nº 150 – Nações) ou na Unidade Básica de Saúde mais próxima. Lá, passarão por triagem que definirá o nível de urgência para atendimento.
Após a triagem, há o atendimento clínico. Nele, o paciente é avaliado por um médico, que poderá prescrever o exame de sangue para definir se está com dengue. Em caso positivo para a doença, remédios para alívio de sintomas são prescritos, além de hidratação e repouso. Em caso de piora no quadro, o recomendado é retornar à unidade.
Para fazer a denúncia de locais com suspeita de foco do mosquito, o morador deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos números: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou no 0800 644 3388.