Treinando a pouco mais de 1 ano em Balneário Camboriú, o atleta Douglas Mendes, de 16 anos, entrou na última terça-feira (14), para a história do esporte na cidade. Ele foi convocado para a seleção Brasileira que participará dos Jogos Olímpicos da Juventude, que ocorre em Buenos Aires do dia 6 ao dia 18 de outubro. O jovem correrá na prova de 400 metros rasos e fará parte da equipe do revezamento 4 x 400 metros.
O garoto que tem a melhor marca da América do Sul nos 400 metros, está feliz em representar a cidade. “Eu amo velocidade e junto com o apoio do meu técnico, conseguimos essa importante convocação, vou dar o melhor para trazer o resultado”, disse Douglas Mendes. Ele também é campeão catarinense e recordista da categoria sub-18, campeão catarinense e recordista do sub-20, Campeão Brasileiro Sub-18 e terceiro colocado no Brasileiro sub-20. Além dos jogos olímpicos, este ano ele também participa da OLESC.
“É um feito inimaginável”, diz o técnico do garoto da Fundação Municipal de Esportes, Diogo Gamboa. Ele treina duas horas por dia de segunda a sexta-feira. O normal é que um garoto para alcançar esse nível seja de três anos. Em menos de um ano Douglas reduziu em 10 segundos o seu tempo.
Houve dificuldade para a participação de Douglas nos Jogos Olímpicos da Juventude. O Comitê Olímpico Internacional, encerrou seu credenciamento em março e Douglas começou a conquistar seus grandes resultados no mês de abril. “Mesmo sendo o melhor atleta da América do Sul, tivemos que conversar com a Confederação Brasileira de Atletismo, para intervir e conseguir a convocação”, explicou Diogo.