Com o objetivo de verificar o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue em Balneário Camboriú, foi iniciado o Levantamento Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), realizado todos os anos em março e novembro, pelo Programa de Combate à Dengue. Desde esta segunda-feira (9) até o dia 20 de novembro, os agentes de combate às endemias visitarão as residências do município, buscando eliminar os criadouros do inseto e orientar a população.
Ao final das vistorias, será verificado o bairro mais infestado e os tipos de depósitos com mais focos positivos. A partir disso, serão tomadas as devidas providências. No momento, há uma equipe de agentes em todos os bairros da cidade, além de um agente para verificar as demandas encaminhadas pela Ouvidoria Municipal.
De acordo com a Vigilância Ambiental, são 210 casos autóctones (contraídos no município), 54 indeterminados e dois importados (contraídos em outra cidade). Até o momento, estão registrados 970 focos do mosquito Aedes Aegypti espalhados pelos bairros de Balneário Camboriú.