Nesta quinta-feira (08), Balneário Camboriú registrou 54 novos casos confirmados de Coronavírus. O município chega a 19.436 casos, sendo que 18.641 pessoas (95,9%) já estão recuperadas e receberam alta da Vigilância Epidemiológica Municipal.
O município registrou três mortes por Covid-19 no sistema da Vigilância Epidemiológica. Desses, um é do dia 29 de março, um do dia 25 de março e um é do dia 7 de abril. Os três óbitos foram no Centro Municipal de Tratamento e Acolhimento da Covid-19. Uma mulher de 87 anos, sem comorbidades, e uma mulher de 64 anos e um homem de 59, ambos com comorbidades. Com isso, sobe para 295 o número de óbitos registrados em Balneário Camboriú.
Permanecem em tratamento 500 pacientes, sendo 428 tratamentos em domicílio e 72 internados.
INTERNAÇÕES NO CENTRO MUNICIPAL COVID
UTI COVID: 30 pacientes (14 de Balneário Camboriú, três de Camboriú, quatro de Porto Belo, dois de Itapema, dois de Bombinhas, três de Itajaí, um de Navegantes e um de outro estado)
Taxa de ocupação da UTI: 100%*
*Dados percentuais dos leitos PACTUADOS (30)
LEITOS UTI COVID NÃO PACTUADOS: 04
Ocupação leitos não pactuados: 02 (de Balneário Camboriú)
CLÍNICA COVID: 23 pacientes (12 de Balneário Camboriú, quatro de Camboriú, quatro de Itajaí, um de Penha, um de Bombinhas e um de Itapema)
PEDIATRIA: 02 (de Balneário Camboriú)
VACINÔMETRO
Ao todo, o município já vacinou 18.340 pessoas com a primeira dose, destes, 4.174 são profissionais da saúde, 14.089 são idosos com 67 anos ou mais e 77 são idosos residentes em Instituições de Longa Permanência. Balneário Camboriú já aplicou 6.211 doses da segunda dose contra Covid-19.
Idosos de 70 anos ou mais que já tomaram a primeira vacina e chegaram ao prazo da aplicação da segunda dose, conforme prescrito na carteirinha de vacinação, podem se encaminhar as oito unidades de saúde ou ao drive-thru. O município ativou a busca ativa por contato telefônico das pessoas que já estão no prazo da segunda dose e ainda não se apresentaram.
Nesta sexta-feira (09), o Estado deverá enviar novas doses para os municípios e com isso a faixa etária da primeira dose deverá ser ampliada. Até o final da tarde desta quinta, a Regional ainda não havia informado o quantitativo das vacinas para que possa ser feito o planejamento da aplicação.
Os idosos acamados devem solicitar agendamento para que a imunização seja feita em domicílio, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), através do telefone (47) 3267-7049, também disponível para tirar dúvidas.
Vacinação
Na sexta-feira (09), a vacinação acontece em idosos de 67 anos ou mais (primeira dose) e idosos com 70 anos ou mais (segunda dose), das 8h às 17h, na Unidade de Saúde Central e no drive-thru ao lado do CEM Ivo Silveira. Também, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, nas outras sete unidades de saúde, localizadas nos bairros Barra, Nações, Municípios, Ariribá, Nova Esperança, Vila Real e Estados. Para se vacinar é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência – segunda dose precisa apresentar carteira de vacinação.