Nesta sexta-feira (24), o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú atualizou os dados referentes à dengue em 2024. Em uma semana (os dados são atualizados toda sexta) surgiram 547 casos novos.
Do total de 12.286 casos suspeitos, 5.943 tiveram laudos confirmados como positivos. Estão descartados como dengue 5.686 casos, enquanto 657 aguardam a liberação de resultado.
Dos casos positivos, 5.800 são considerados autóctones (contraídos na própria cidade). Oito foram importados de outros municípios e 135 são indeterminados.
Balneário Camboriú registrou seis óbitos por dengue, ocorridos em 24 de março, 11 de abril, 12 de abril, 30 de abril, 4 de maio e 21 de maio.
Atendimentos
Os principais sintomas da dengue são febre, cefaleia, mialgia (dor muscular), artralgia (dor nas articulações), dor de cabeça. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.
Para pacientes com suspeita da doença, a Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú disponibiliza o Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue, que funciona anexo ao antigo pronto-socorro do Hospital Ruth Cardoso (Rua Angelina, s/n – Bairros dos Municípios). O local abre de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos sábados, das 7h às 19h, com atendimento exclusivo para moradores da cidade com cadastro ativo na rede de saúde. Aos domingos e no período noturno, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA das Nações) e o Pronto Atendimento 24 horas (PA da Barra) também acolhem a população.
Pessoas com sintomas leves podem buscar atendimento via Telemedicina, sem precisar sair de casa. A consulta é on-line e gratuita pelo link https://bcmaissaude.com.br.