A Autarquia Municipal de Trânsito de Balneário Camboriú (BC Trânsito) divulgou nesta segunda-feira (13) os resultados das ações de fiscalização realizadas no município, em apoio ao programa “Silêncio é Saúde”, iniciativa promovida pelo Ministério Público de Santa Catarina, através do Promotor José de Jesus Wagner. O programa tem como principal objetivo combater a poluição sonora, assegurando o bem-estar e a qualidade de vida da população.
Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2024, foram registrados 463 autos de infração por práticas que causam perturbação ao sossego público, representando um aumento de 204% no número de veículos autuados em comparação com o período anterior, de julho a setembro, onde foram registradas 152 ocorrências. As infrações incluem o uso inadequado de equipamentos sonoros em veículos, escapamentos com ruídos excessivos ou em desconformidade com a legislação, entre outras condutas irregulares.
“Nós entendemos que a boa vivência da nossa população em Balneário Camboriú é uma prioridade, não só da BC Trânsito, como também de todas as forças de segurança. Por isso, nesta ação em conjunto com o Ministério Público, atuamos de forma mais intensa a fim de coibir práticas que possam causar esse tipo de incômodo à nossa população”, destacou o Secretário de Segurança Pública, Evaldo Hoffmann.
As fiscalizações foram intensificadas com a atuação estratégica dos agentes de trânsito em diversos pontos da cidade. Essa iniciativa é uma resposta ao aumento das reclamações recebidas pela BC Trânsito e reflete o compromisso de Balneário Camboriú com a saúde pública e o respeito ao espaço coletivo.
A Central 153 permanece à disposição da comunidade para denúncias relacionadas a perturbação do sossego alheio.