O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado nesta terça-feira (18), busca trazer a discussão de como a sociedade ainda compreende a “doença mental”. Mesmo durante a pandemia, a Prefeitura de Balneário Camboriú continuou os atendimentos do Programa Abraço à Vida, da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, e do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), da Secretaria de Saúde.
Neste dia, a Prefeitura busca salientar que o sujeito é mais do que seu diagnóstico. Ele é, acima de tudo, cidadão. O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é a luta pelo direito à liberdade de viver em sociedade e de poder realizar um tratamento humanizado, com suporte dos serviços de saúde, como Balneário Camboriú oferece.
Abraço à Vida
O Abraço à Vida presta apoio emocional e acompanhamento psicológico aos moradores de Balneário Camboriú. O projeto, lançado em setembro de 2018, já contabiliza 25.946 atendimentos.
O Programa adota estratégias de valorização à vida, onde todos os profissionais e entidades parceiras contribuem na superação e enfrentamento da condição psicossocial. Ao constatar que o paciente precisa de acompanhamento médico psiquiátrico, este é encaminhado pelo Abraço à Vida ao CAPS II.
O atendimento é feito 24h pelo telefone (47) 9 9982-2322, através do aplicativo WhatsApp.
CAPS II
O CAPS II possui acompanhamento médico psiquiátrico, psicológico, terapia ocupacional, assistência social, de enfermagem e farmácia, além fazer o telemonitoramento dos pacientes em acompanhamento. Do início de janeiro até o final de abril, o Centro atendeu mais de 2.800 pessoas, com um total de 400 acolhimentos.
O CAPS II atendeu de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, e está localizado na Rua 916, nº 382. O telefone para contato é (47) 3363-6914.