Chegaram nesta quarta-feira (22), os equipamentos importados pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, Emasa, para a montagem das novas linhas de aeração da lagoa de tratamento biológico da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança.
Com a chegada dos novos equipamentos, terá início imediato a montagem das linhas de aeração que praticamente duplicarão a capacidade de oxigenação da lagoa, melhorando significativamente o seu funcionamento e, em consequência, diminuindo a incidência de odor no processo de tratamento de esgoto.
“Serão montadas e colocadas na lagoa catorze novas linhas de aeração que praticamente dobram a capacidade de oxigenação do sistema. Atualmente, a lagoa funciona com quinze linhas. A chegada da matéria prima para a montagem das novas linhas era muito esperada por nós e cobrada pelo prefeito Fabrício Oliveira. A equipe para a montagem e colocação delas já está a postos para iniciar o trabalho”, explica o diretor-geral da Emasa, Coronel Ronaldo de Oliveira.
O equipamento importado é formado por tubulações e “grids” de aeração que depois de montados serão colocados em linha na lagoa de aeração. Ao todo, foram adquiridos pela Emasa 500 novos “grids”, que são difusores de bolhas finas de aeração indicadas para o tratamento de efluentes.