Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d} da população do país apresenta algum tipo de deficiência. Com o objetivo de ajudar e incluir socialmente essa parcela da sociedade que o Ministério do Turismo criou, em 2014, o Guia Turismo Acessível, site em que é possível consultar e avaliar estabelecimentos e atrativos turísticos que ofereçam acessibilidade ao turista com deficiência visual, auditiva, física, motora ou mobilidade reduzida. Todos os dados inclusos no site também estão disponível no aplicativo “Turismo Acessível” na plataforma Android, iOS e Windows Phone.
Balneário Camboriú está inclusa no site e no aplicativo do guia e conta com mais de 580 estabelecimentos cadastrados, divididos entre as categorias de alimentação, eventos, compras, praias, hospedagem, museus e atrativos históricos, parques e zoológicos e serviços turísticos.
“O guia é importante para facilitar a vida do turista que necessita de um serviço mais acessível, além de incentivar o setor a se adaptar a essa realidade, tornando-se mais inclusivo e competitivo. Com a reforma do site e do aplicativo, os acessos e avaliações serão mais rápidos”, explicou a Coordenadora Geral de Turismo Responsável, Isabel Barnasque.