Você acredita que rir é o melhor remédio? Então que tal exercitar a veia de palhaço ou palhaça por meio de um curso gratuito? Até 05 de maio, estão abertas as inscrições para o curso com aulas de palhaçaria oferecido pelo projeto “Território do Riso – Formação em Palhaçaria” (confira abaixo como participar do processo seletivo).
Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), o projeto é realizada pela Cia de Palhaças As Mareadas, de Balneário Camboriú, composta pelas atrizes Bruna Pierami (palhaça Sollí) e Monique Neves (palhaça Sorella).
Voltado a artistas e simpatizantes da palhaçaria maiores de 18 anos, o curso vai durar cinco meses (de maio a setembro). Serão 20 vagas. As aulas vão ser ministradas por Lia Motta, da Cia Palhaça Sem Lona, de Porto Alegre (RS). Graduada em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Lia é palhaça, atriz, produtora cultural e professora de palhaçaria. O curso contará com a assistência de Bia Alvarez, que também é palhaça, atriz, produtora cultural e integrante da Rede Catarina de Palhaças.
“Oferecer uma formação em palhaçaria em tempos tão difíceis como os de hoje, com tantos conflitos, guerras e notícias ruins, é muito importante. Com o curso, estamos propondo expandir a cultura do riso, do humor, da graça. O palhaço traz, com a cultura do riso, a cura para uma sociedade estressada e doente. O curso trará mais humanidade, mais amor, além de formar profissionais mais capacitados”, diz Monique.
Dentro do projeto “Território do Riso”, estão previstas ainda apresentações e intervenções de palhaçaria na cidade e, em novembro, a realização do Festival de Palhaçaria de Balneário Camboriú (1º Sol Rindo).
COMO PARTICIPAR
O edital, o cronograma do curso e o formulário de inscrições estão disponíveis no link https://goo.gl/forms/aRbFvenVvCU8vrnj1. O candidato deve enviar o formulário de inscrição preenchido, com currículo e carta de intenção. A faixa etária do curso é acima de 18 anos, e o candidato não precisa, necessariamente, ter experiência artística. O material enviado será avaliado pela comissão de seleção do projeto.
O resultado do processo seletivo será divulgado em 8 de maio, na página do projeto Território do Riso no facebook: www.facebook.com/territoriodoriso. As aulas ocorrerão na sede da Primo Atto Produções (Rua Suíça, nº 487, Bairro das Nações).