Balneário Camboriú foi novamente reconhecida pelo Ministério do Turismo na categoria máxima do Mapa do Turismo Brasileiro, agora denominada “município turístico”, substituindo a antiga Categoria A. A nova versão do mapa foi atualizada nesta semana.
A mudança é apenas na nomenclatura. Os critérios para integrar esse grupo seleto continuam os mesmos, exigindo alto nível de organização, infraestrutura adequada e governança eficiente. Entre os requisitos estão a existência de uma Secretaria de Turismo ativa, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), orçamento próprio e prestadores cadastrados no Cadastur.
O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta estratégica do Ministério do Turismo para gestão e planejamento. Ele reconhece os destinos mais relevantes no país e orienta a distribuição de recursos federais, além de embasar políticas públicas para o setor.
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, destacou o reconhecimento:
“Balneário Camboriú se consolida mais uma vez como referência nacional em turismo. Manter a categoria máxima reforça nosso compromisso com a excelência, a inovação e a qualidade na experiência oferecida aos visitantes. Seguiremos firmes na missão de promover um turismo sustentável, inteligente e acolhedor, que valorize nossa cidade e impulsione o desenvolvimento local”.
O secretário de Turismo, Evandro Neiva, também comentou a conquista:
“A participação é fundamental, pois demonstra a maturidade e o profissionalismo do trade, além da responsabilidade de se manter atualizado com o Ministério do Turismo. Isso reforça o peso e a relevância de Balneário Camboriú como um dos principais destinos indutores do turismo no Brasil”.