Balneário Camboriú desponta como o metro quadrado mais valorizado do Brasil e é também um dos principais destinos turísticos do Brasil, sendo reconhecida por sua diversidade gastronômica, possuindo um dos maiores festivais gastronômicos do Sul – o Balneário Saboroso; bem como atrativos turísticos de ponta – como é o caso da roda gigante FG Big Wheel, e ainda pelo segmento MICE (Turismo de Eventos) com o ExpocentroBC Júlio Tedesco (o maior Centro de Eventos do Sul do Brasil).
A cidade ainda é referência pelos projetos idealizados pela prefeitura e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, como é o caso do programa Selo Turismo Qualificado BC.
Balneário Camboriú e esses quatro cases de sucesso (Balneário Saboroso, FG Big Wheel, Selo Turismo Qualificado BC e ExpocentroBC) estão concorrendo a dois prêmios nacionais – o Prêmio Nacional do Turismo (quatro indicações) e o Prêmio Caio (duas indicações). Saiba mais abaixo.
Balneário Saboroso, Selo Turismo Qualificado BC e Big Wheel no Prêmio Nacional do Turismo
No ‘Prêmio Nacional do Turismo 2023: o turismo transformando vidas’, do Governo Federal, Balneário Camboriú está quadruplamente representada, através de três projetos habilitados e que são fortes concorrentes a trazer o prêmio para a cidade – a roda gigante FG Big Wheel (e ainda o seu CEO, Cícero Fiedler, indicado na categoria Profissionais de Destaque), o programa Selo Turismo Qualificado BC e o festival gastronômico idealizado e organizado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Balneário Saboroso, que em 2024 chega em sua 15ª edição.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Thiago Velasques, aponta que são muito justas as indicações de Balneário, com dois projetos (Balneário Saboroso e Selo Turismo Qualificado BC) e um atrativo turístico (Big Wheel), com o seu CEO, Cícero, que ‘revolucionaram’ e fazem ‘toda a diferença’ no turismo da cidade. “No caso do Balneário Saboroso, o festival reconhece a gastronomia pelo atrativo que ela é. Merece essa indicação por todo trabalho e divulgação que realiza em prol de nossa cidade e restaurantes. Já a roda gigante, através do Cícero e sócios, colocou Balneário em outro patamar, faz parte da divulgação da cidade, se tornou um cartão postal, nos colocou em um novo momento e nos deu ainda mais espaço, trouxe ainda mais vida ao Pontal Norte e agora Balneário tem um peso ainda maior na hora de fazermos a sua divulgação e promoção. São todas indicações merecidíssimas”, explica.
Thiago aproveita para enaltecer a iniciativa privada, que está por trás tanto do Balneário Saboroso como da FG Big Wheel, pontuando que são investimentos assim que fazem de Balneário o sucesso que ela é, caminhando junto com o governo municipal. O secretário comenta que o Selo Turismo Qualificado BC é a aposta da prefeitura para reforçar tudo isso – é um programa único no país, que já é referência, ainda mais por ter sido a primeira vez que o Ministério do Turismo abriu os seus dados, permitindo que o Selo fosse feito através do Cadastur. “Vejo que nossa cidade vem evoluindo muito nas questões públicas, e os
Selos fortalecem isso. Já teve o Selo de Sustentabilidade, que foi muito abraçado pelas empresas, e agora lançamos o de Atendimento ao Turista, que é primordial e fecha o elo entre poder público e privado, para que o turista se sinta em casa e acolhido, pois não adianta promover a cidade e o turista não ser bem atendido. Vivemos de turismo e temos que tratá-lo da melhor forma possível. O Selo auxilia na evolução do destino, é uma importante ferramenta e a indicação ao prêmio é um reconhecimento de que estamos indo pelo caminho certo, nos motiva a trabalhar porque é tão difícil criar, executar e planejar e a Secretaria de Turismo de Balneário está junto nisso, promovendo Balneário e visando deixar um legado”, diz.
A presidente do BC Convention, Andrezza Negrini, opina que ter Balneário Camboriú participando de qualquer prêmio já é sinônimo de orgulho e que o reconhecimento ser do turismo, a maior força e principal economia da cidade, só fortalece o segmento, gerando empregos e renda. Sobre o Prêmio Nacional do Turismo, Andrezza destaca a participação do festival Balneário Saboroso, na categoria Iniciativa e Destaque do Turismo, salientando que se o troféu for conquistado, seria um grande presente já antecipando as comemorações dos 15 anos do evento, comemorados em 2024. “Ficaremos muito felizes e acredito que temos potencial para conquistar, assim como o programa Selo Turismo Qualificado BC e a nossa roda gigante FG Big Wheel, duplamente indicada, ainda com o Cícero como Profissional Destaque. Temos boas expectativas de conquistar quatro prêmios!”, completa.
Balneário Camboriú e ExpocentroBC finalistas do Prêmio Caio
Com um ano de funcionamento, o Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, está entre os finalistas do Prêmio Caio, considerado o Oscar dos eventos no Brasil. Concorrendo como centro de convenções de grande porte, o Expocentro foi indicado pelo júri do prêmio, que é composto por personalidades e entidades de renome nacional no segmento de turismo de eventos e negócios. O Expocentro está concorrendo com o CentroSul, em Florianópolis e o Expo Unimed, em Curitiba.
O gestor do ExpocentroBC, Djalma Berguer, pontua que é um grande reconhecimento do trabalho que estão desenvolvendo. “Mostra que o nosso centro de eventos já se consolidou no segmento MICE. Com sua arquitetura arrojada e futurista, está revolucionando o mercado de eventos em Santa Catarina e no Brasil. É nítido o incremento na economia local, em hotéis, bares, restaurantes e comércio em geral. Um equipamento tão esperado por todos e que podemos dizer que já deu certo”, afirma.
Balneário Camboriú também está entre as finalistas como destino e concorre com Gramado/Canela (RS) e Foz do Iguaçu (PR), na categoria Destinos para Eventos de Pequeno e Médio Porte. O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Thiago Velasques, salienta que, apesar de Balneário estar concorrendo com duas cidades importantes, tem grandes chances de conquistar um Jacaré também nessa categoria. “Estamos confiantes, pois hoje somos um destino de eventos, que é algo que foi muito esperado por todo o trade, e já recebemos grandes eventos, com agenda bem positiva para os próximos anos, mostrando que nossa cidade vai muito além do turismo de Sol & Mar, é versátil, diversificada e para todos os públicos”, comenta.
A presidente do BC Convention, Andrezza Negrini, salienta que o Prêmio Caio é a única premiação do ramo de eventos e que o ExpocentroBC Júlio Tedesco, em apenas um ano de vida, já é apontado pelos juízes com chance de trazer o Jacaré [o troféu] para casa. “E que ele seja nosso! Porque mesmo em água salgada, temos potencial para ter ele (risos). Balneário também está concorrendo com dois destinos fortes, mas também temos boas expectativas e estamos no páreo!”, pontua.
O Prêmio Caio está em sua 24ª edição e acontece anualmente, premiando as melhores empresas e profissionais da indústria de eventos e turismo de negócios do Brasil. Este ano a cerimônia de premiação será realizada no dia 12 de dezembro e acontecerá no centro de convenções do Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reunirá representantes de destinos brasileiros das quatro regiões do país, em diversas categorias, quando serão anunciados os vencedores nas categorias Jacarés Ouro, Prata e Bronze.