Santa Catarina cresceu em 36% o número de municípios listados no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta que mostra os municípios que adotaram o turismo como estratégia de desenvolvimento. Em 2016, 184 cidades foram listadas, já em 2017, foram 251. Balneário Camboriú foi um dos destaques no mapeamento e atingiu a nota A, assim como Bombinhas e Florianópolis. Outros 43 municípios conquistaram notas B e C.
Os municípios que fazem parte dessas três categorias são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Além disso, as cidades da primeira categoria fazem parte também da lista dos 10 mais visitados por estrangeiros em Santa Catarina.
Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, MiroTeixeira, isso mostra que a cidade está fazendo o trabalho certo. “Esse é o nosso diferencial. A cada ano a gente vem estabelecendo novas metas, novos desafios; buscando inovações no turismo, novas atrações, novos mercados para continuarmos sempre no topo como Capital Catarinense do Turismo e sermos destaques não só no Estado, como no Brasil”, conta Miro.
Os destinos categorizados em D e E são aqueles que não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, mas que possuem papel fundamental no fluxo turístico regional. Ao total, Santa Catarina teve 205 municípios nessas categorias.
O Mapa do Turismo Brasileiro tem uma atualização periódica a cada dois anos (determinado a partir de 2017). Ele faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo lançada em 2017 pelo ministro Marx Beltrão. A construção do Mapa é feita pelo Ministério do Turismo em parceria com órgãos oficiais de Turismo dos estados e municípios, além de instâncias de governança regional.
O Mapa está disponível no site: www.mapa.turismo.gov.br/mapa.