Encerrando a Semana do Turismo, a Prefeitura de Balneário Camboriú lançou o Programa Selo Turismo Qualificado BC, para promover as boas práticas adotadas pela cadeia produtiva do setor. Empresas, empreendimentos e guias que aderirem ao programa e cumprirem os critérios dele estarão aptos a receber um selo municipal de reconhecimento.
No lançamento, que ocorreu no PZ Ecomall na noite desta quinta-feira (29), estiveram presentes proprietários de estabelecimentos turísticos, entidades, associações, membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e guias de turismo. No evento, foi lançado também o site www.seloturismoqualificadobc.com.br , pelo qual é possível fazer a adesão ao Turismo Qualificado BC. O processo de validação envolve secretarias municipais, principalmente a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur).
“É a primeira cidade do país a fazer um selo de reconhecimento municipal. Temos uma parceria entre as secretarias municipais. É uma oportunidade para vocês aderirem. Aquele que tiver o selo, estará à frente da sua concorrência”, disse o prefeito em exercício, Gelson Rodrigues.
O programa concederá cinco selos, lançados semestralmente. O primeiro deles é o “Sustentabilidade”, que já pode ser solicitado pelo site. Para obtê-lo, será preciso cumprir critérios ambientais, de acordo com a categoria pretendida (bronze, prata ou ouro). Guias de turismo aprovados vão ser identificados, por meio de um bóton, como porta-vozes do programa. Esses profissionais terão de instruir os visitantes sobre as boas práticas durante a estada na cidade e ensiná-los a reconhecer o selo em estabelecimentos. Para receber o bóton, o guia será treinado pelas secretarias do Meio Ambiente e de Turismo. A expectativa da Sectur é de que, no primeiro ano do Turismo Qualificado BC, ocorram mais de 100 adesões ao Selo Sustentabilidade. Os outros selos serão “Atendimento ao Turista”, “Acessibilidade”, “Segurança” e “Medidas Sanitárias”.
Para o “Sustentabilidade”, a Secretaria do Meio Ambiente vai avaliar se os inscritos cumprem os requisitos. A secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi, ressaltou no evento que a cidade se destaca em questões ambientes, como saneamento e coleta de resíduos, e está em 1º lugar no eixo Meio Ambiente do Ranking Connected Smart Cities. “Os critérios não são difíceis de serem cumpridos, basta ter iniciativa. Vamos ser rigorosos na avaliação para que o selo tenha credibilidade”, disse Heloisa.
O programa tem apoio do Cadastur, do Ministério do Turismo, que é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor. De acordo com a turismóloga Luciana Vargas, da Sectur, para requerer o selo, o interessado deve constar no Cadastur.
Podem aderir ao programa meios de hospedagem e acampamentos; agências e receptivos turísticos; centros de eventos, convenções e feiras; restaurantes, bares e similares; locadoras de veículos; estabelecimentos com espaços para lojistas de diversas atividades; parques temáticos, aquáticos e equipamentos de lazer, além de guias de turismo. O selo será uma forma eficaz para turistas identificarem que fizeram uma boa escolha ao adquirem um serviço ou produto. Por meio de um QR Code, que estará em cada certificado entregue, o turista terá todas as informações sobre a empresa reconhecida.
O programa atende a uma demanda do Plano Municipal de Turismo. “No Plano, estão elencadas todas as ações que devemos fazer para encantar o turista e nos tornarmos referência mundial em turismo. Nós chegaremos lá se seguirmos todos os passos”, comemorou o lançamento do selo a secretária-executiva do COMTUR, Dirce Fistarol.
Representando os empreendimentos, o empresário Filipe Pitz, do PZ Ecomall, elogiou o Município por se preocupar com turismo e meio ambiente. “O Município está de parabéns por essa ação, por estar à frente”, falou Pitz, citando seu empreendimento como o primeiro Mall Gastronômico Sustentável do Brasil.
Programação da Prefeitura é alusiva ao Dia Mundial do Turismo
Nesta semana, em alusão ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, a Prefeitura de Balneário Camboriú lançou ações para promover o setor. Na terça-feira (27), a Sectur apresentou o projeto Código de Turismo BC, com treinamento de cerca de mil profissionais que atendem diretamente turistas. Na quarta-feira (28), durante o evento Workshop Noivas, foi apresentado o projeto BC Casa Você, que visa promover a cidade como destino de casamentos.
O Código de Turismo BC, o BC Casa Você e o Turismo Qualificado BC estão previstos no “BC 4 Estações”, que é um Plano de Aceleração para o Desenvolvimento Econômico e Turístico, lançado pela Sectur em 2021, com objetivo de atrair visitantes o ano inteiro. Conforme o secretário interino de Turismo, Thiago Velasques, as ações são fruto de um trabalho de um ano e meio.