O Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, será marcado por uma programação especial no Paço Municipal (Rua Dinamarca, 320, Bairro das Nações). Na tarde desta quinta-feira, das 12h às 17h, quem for à Prefeitura poderá levar para casa uma muda de árvore nativa.
Na entrada do prédio, servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) estarão doando mudas a interessados e conscientizando sobre a importância das árvores para o município, em um trabalho de educação ambiental. As mudas são provenientes do Viveiro Mata Atlântica, localizado no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta.
Além da doação de mudas de árvores nativas, a Semam distribuirá gratuitamente à população, no Paço Municipal, chás produzidos no Laboratório de Fitoterapia Edgar Eipper, também localizado no Parque Raimundo Malta.
A sede da Prefeitura foi escolhida para a ação neste ano em razão do grande fluxo de pessoas que circulam pelo local em dias úteis. A intenção é conscientizar o maior público possível sobre a importância das árvores.
Diagnóstico identificou mais de 11 mil árvores na área urbana
A área urbana de Balneário Camboriú tem 11.222 árvores. O número foi contabilizado pelo Diagnóstico da Arborização Urbana de Balneário Camboriú, feito entre setembro de 2022 e março de 2023. A quantidade, que é 49,62% superior à estimativa inicial, corresponde a 10.789 exemplares vivos e 433 mortos.
O diagnóstico identificou que 31% destas árvores em área urbana são nativas, 47% exóticas e 22% exóticas invasoras (quando oferecem risco às espécies nativas). O levantamento também apontou 7.092 locais para plantio.
O bairro mais arborizado é o Centro, com 4.174 exemplares, seguido da região das Praias Agrestes (1.619) e Bairro das Nações (1.158).
O diagnóstico foi feito pela empresa Arboran Atividades Paisagísticas e Meio Ambiente, contratada pela Prefeitura para esse serviço.