A Prefeitura de Balneário Camboriú assinou nesta quinta-feira (14) o convênio com sete instituições de ensino particulares que permitirá a convocação de 271 crianças, de 0 a 3 anos, da Fila Única. O edital de convocação será lançado nesta sexta-feira (15) e os pais ou responsáveis deverão pegar o encaminhamento para matrícula na segunda e terça-feira (18 e 19), conforme horário estipulado no edital.
A meta é em 15 dias lançar novo edital para a compra de mais 165 vagas. “Foi um compromisso que assumimos com os pais em ampliar a oferta de vagas na educação infantil, principalmente nessa faixa etária de 0 a 3 anos, onde temos maior demanda. Esse foi o primeiro passo para isso, a compra de vagas no modelo voucher com a iniciativa privada. Assinamos o convênio com as escolas hoje e em 15 dias devemos lançar novo edital, para completar as 436 da nossa meta”, falou o prefeito, Fabrício Oliveira.
O convênio foi assinado com as escolas Oficina da Infância, Conexão Baby, Aster, Crescer Feliz; Liceu Catarinense, SEI e Bambinata. Cada vaga custará R$ 1.250,00 (incluindo apostila, alimentação, uniforme, passeios entre outros). Hoje, o Município investe R$ 1.370,00 por criança nos Núcleos de Educação Infantil. “Nós procuramos acertar que tudo que o Município proporciona às crianças nos Núcleos de Educação Infantil também fosse ofertado nesse convênio com a rede particular. Visitamos todas as escolas para ver suas estruturas, plano pedagógico dentre outros quesitos. As escolas se preparam para acolher essas crianças e esses pais”, falou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.
O edital de compra de vagas foi feito com base num levantamento realizado em parceria com a Associação de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Balneário Camboriú (AMPE) que possui 19 escolas associadas. “Desde 2013 a gente vem lutando para que esta conquista chegasse. E hoje conseguimos, graças ao prefeito Fabrício que se sensibilizou. São empresas que talvez ano que vem não tivessem funcionando e graças a essa parceria vai dar um gás, vai conseguir manter emprego, vai ajudar os pais que estavam sem onde deixar as crianças, então ajuda todo mundo”, ressaltou o presidente da AMPE, Nivaldo Ávila dos Santos.
“Eu acho essa iniciativa muito importante não apenas para as instituições de ensino, mas principalmente para as crianças e os pais que aguardam uma vaga na creche. É uma alternativa bastante positiva para Balneário Camboriú”, finalizou a diretora do SEI Educação Infantil, Lizele Pereira da Silva.