A partir de segunda-feira (29), crianças de seis a 12 anos também poderão ser imunizadas contra a gripe nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Balneário Camboriú. A faixa etária infantil foi ampliada pelo governo do Estado de Santa Catarina.
Antes da ampliação, a Campanha de Vacinação contra a Influenza incluía crianças apenas de seis meses a menores de seis anos (veja quais são os grupos prioritários no fim do texto). A mudança deve-se à tendência de aumentos dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, “a análise por faixa etária evidencia que 40% das SRAG por influenza ocorrem entre crianças de 6 meses a 12 anos de idade”.
Campanha vai até 31 de maio
Desde que a campanha começou, em 25 de março, foram aplicadas 13.797 doses em Balneário Camboriú. Até quinta-feira (25), apenas 28% da população-alvo foi imunizada na cidade. A meta é vacinar 90% do público da campanha (na cidade, 47.915 pessoas fazem parte da população-alvo).
A vacinação vai até 31 de maio e ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na UBS Central, não há pausa para o almoço. Para os idosos, há também doses no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), na Rua Angelina, s/n – Bairro dos Municípios.
Podem se vacinar:
– Crianças de 6 meses até 12 anos;
– Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
– Trabalhadores da Saúde;
– Gestantes;
– Puérperas;
– Professores dos ensinos básico e superior;
– Povos indígenas e quilombolas;
– Idosos com 60 anos ou mais;
– Pessoas em situação de rua;
– Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
– Trabalhadores portuários;
– Funcionários do sistema de privação de liberdade;
– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Saiba mais
A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Provocada pelo vírus da influenza, ela tem grande potencial de transmissão. A vacina é a forma mais eficaz de preveni-la e proteger quem tem maior risco de desenvolver complicações.