O bairro da Barra foi o primeiro a receber um encontro do projeto Ação por Elas, da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, no último sábado (07/05).
O evento aconteceu no Centro Comunitário da Barra, das 9h às 13h, e disponibilizou diversas atividades e serviços para as mulheres e para toda a família, com foco nas comunidades da Barra, Nova Esperança, São Judas, Parque Jardim Bandeirantes e praias agrestes.
“A Procuradoria da Mulher teve essa iniciativa de convidar outros órgãos e instituições do município para que juntos pudéssemos levar ações voltadas à mulher e à família para mais próximo da comunidade”, afirma a vereadora Juliana Pavan (PSDB), procuradora Especial da Mulher de Balneário Camboriú. “Estar perto das pessoas – esse é o intuito do evento, porque às vezes as mulheres não conseguem se deslocar até a Procuradoria ou às outras entidades”, completa o vereador Anderson Santos (Podemos), procurador-adjunto.
O presidente da Câmara, vereador Marcos Kurtz (Podemos), reforça que o encontro, além de levar atividades e informações às mulheres, é importante “para mostrar à comunidade a existência de serviços que muitas vezes, no dia a dia, as pessoas acabam não conhecendo”.
A procuradora estadual da Mulher, deputada Ada de Luca (MDB), esteve presente no Centro Comunitário da Barra. “Achei a ideia excelente, porque nós precisamos ir aonde o povo está, e o povo está nos bairros”, destaca.
Para Áurea Loch, presidente da Associação de Moradores da Barra, descentralizar as atividades é importante: “Às vezes a gente reclama que precisa ir ao centro para resolver determinadas coisas, e hoje as entidades estiveram aqui à disposição dos moradores”.
Atividades e parceiros
Algumas das atividades oferecidas no último sábado foram avaliação dos sinais vitais e de glicemia, massagem, educação em saúde da mulher, assessoria jurídica, informações sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero, recreação infantil, orientações sobre defesa pessoal e apresentações culturais, entre outras.
Foram parceiros do 1º encontro do Ação por Elas: UniAvan (Centro Universitário Avantis); UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina); associações de moradores da Barra e do Nova Esperança; Rede Feminina de Combate ao Câncer; “OAB por Elas” da Ordem dos Advogados do Brasil/BC; Casa das Anas; polícias Civil e Militar; Guarda Municipal; Conselho Comunitário de Segurança e Cidadania da Região Sul de Balneário Camboriú; Fundação Cultural de Balneário Camboriú; Secretaria Municipal da Pessoa Idosa; Mega Brinquedos; Credifoz; Alphamare; Roque Assados; e Neibi Soares, revendedora local da marca Mary Kay.
Projeto Ação por Elas
A iniciativa foi lançada em março deste ano, com o objetivo de realizar encontros nos bairros da cidade, com foco no combate à violência doméstica, em que acontecerão palestras e atividades voltadas às mulheres e à família nas áreas da saúde física e mental, além de serviços estéticos e sociais que serão oferecidos por instituições e entidades municipais.
No dia 06 de agosto, o Ação por Elas irá à Vila Real, para atender às comunidades da Vila Real, Municípios e Iate Clube, e no dia 08 de outubro, ao bairro das Nações, para atender às comunidades das Nações, Centro, Ariribá e Pioneiros.