A segurança pública na cidade foi tema de uma audiência pública promovida pela Câmara de Balneário Camboriú na noite desta quinta, 02/06, no plenário da Casa.
A reunião foi objeto do Requerimento 10/2022, de autoria do vereador Marcelo Achutti (MDB) e aprovado pelo plenário, que solicitou a realização do evento “em atenção ao grande aumento dos crimes que vem ocorrendo no comércio, condomínios, residências, vias e prédios públicos, em toda a cidade de Balneário Camboriú, criando uma ‘sensação de insegurança’ em nossa comunidade”.
Apresentações
No início do evento, fizeram uso da palavra o capitão Rômulo Rocha dos Reis, representando o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Daniel Nunes, e o secretário municipal de Segurança Pública, Antonio Gabriel Castanheira. Eles apresentaram dados relativos a ações e operações feitas pela PM e pela Guarda Municipal, e falaram sobre fatores que influenciam a segurança na cidade, como a situação socioeconômica e a legislação penal do país, por exemplo.
A seguir, a palavra foi aberta aos questionamentos do público, tanto o que estava presencialmente no plenário, quanto o que assistia pelo Facebook e Youtube, e ao presidente do Conselho Comunitário de Segurança e Cidadania de Balneário Camboriú (Conseg BC), Valdir de Andrade, e ao conselheiro tutelar Paulo Cavalcante.
Depois, falaram os vereadores presentes em plenário (Anderson Santos, Arlindo Cruz, Asinil Medeiros, Juliana Pavan e Patrick Machado) e o vereador proponente, Marcelo Achutti, abordando diversas preocupações acerca da segurança no município.
Por fim, os representes da Polícia Militar e da Guarda Municipal responderam aos questionamentos feitos pelo público e pelos vereadores.
Para assistir à audiência na íntegra, clique aqui.