A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú promoverá uma audiência pública sobre políticas públicas para prevenção ao suicídio, no próximo dia 27, às 19h30, no plenário vereador Walter Eilers.
Na mesa de debates participarão autoridades municipais, profissionais de saúde e especialistas, com o objetivo de quebrar o tabu existente acerca do assunto, além de discutir mecanismos para tentar frear o crescente número de casos registrados em Balneário Camboriú e no estado de Santa Catarina. Entre as metas está a elaboração de um documento com sugestões de políticas públicas para ser encaminhado ao Executivo Municipal, visando a instituição de um plano municipal de combate ao suicídio.
Estão confirmadas as presenças da secretária municipal de Saúde, Andressa Hadad; da secretária municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello; do coordenador e voluntário do CVV/BC, José de Arimatéa Ribeiro Moraes; do sociólogo e professor do curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí/Univali, Carlos Eduardo Bastos; da coordenadora do núcleo da Associação pela Saúde Emocional das Crianças (Asec) em Santa Catarina, Rosane Voltolini, e do presidente da Legislativo, vereador Roberto Souza Junior.
A iniciativa faz parte da programação da Câmara para o Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio idealizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. A campanha, que acontece desde 2015, visa conscientizar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo.
A audiência é aberta a toda população, e acontece às 19h30, no Plenário Vereador Walter Eilers do Legislativo, situado na Avenida das Flores, 675, Bairro dos Estados.
Ações do Setembro Amarelo no Legislativo
Na sessão ordinária do dia 04, a Tribuna Livre recebeu representantes da prefeitura e do Centro de Valorização da Vida/CVV para falar sobre as ações do município e sobre prevenção ao suicídio. Já no dia 12, a Câmara promoveu o Dia Amarelo, em que vereadores e servidores usaram peças de vestuário amarelas para reforçar a conscientização acerca do tema, e as redes sociais do Legislativo tiveram diversas postagens referentes à questão.
Na reunião ordinária mensal dos vereadores mirins, desta quinta (20), o coordenador do CVV de Balneário Camboriú, José de Arimatea, falou sobre o trabalho da entidade e abordou a questão dos casos de suicídio entre adolescentes. Após o encontro, os jovens parlamentares participaram da palestra “As dores do adolescente”, ministrada pela coach pedagógica Sandra Tomio.