As atletas da equipe de Futsal da Associação de Surdos de Balneário Camboriú (ASBAC) e Fundação Municipal de Esportes (FME), Carolina Matos de Liz Ribeiro, Fernanda Falkevicz e Stefany Krebs integram a equipe da Seleção Brasileira para representar o país na Copa do Mundo de Futsal de Surdos, que ocorre de 06 a 16 de novembro, em Winterthur, na Suíça.
A competição ocorre a cada quatro anos. Ao todo, 16 seleções participam do evento. A equipe brasileira esta no grupo B, junto com Japão, Inglaterra e Irlanda.
No Campeonato Brasileiro que ocorreu em abril deste ano, as três atletas foram destaque na competição em Cascavel, no Paraná. Títulos importantes foram tragos pelas atletas à Balneário Camboriú, como: o 1° lugar na Copa Sul (2014), 1° lugar no Campeonato Brasileiro de Surdos (2015), 4° lugar na Copa Brasil (2017). Além de ser o atual 3° colocado no Brasileiro de Seleções representando a Federação Catarinense de Desportos Surdos (FCDS).
Na Copa do Mundo de 2015, que ocorreu na Tailândia, as atletas Carolina e Stefany integraram a equipe que conquistou o vice-campeonato, algo inédito para o Brasil. O trio também garantiu a primeira medalha em esportes coletivos no Futebol Feminino nas Surda Olimpíadas de Samsun, na Turquia, em 2017.
Esta é a segunda vez que Carolina compete no mundial de Futsal. A atleta pratica o esporte desde os 15 anos e há sete anos integra a seleção brasileira. Natural de Lages, descobriu a paixão pelo esporte brincando com os primos e vizinhos da cidade. “O nosso objetivo neste mundial é conquistar o 1° lugar. Tivemos oportunidade no último mundial no qual chegamos à final contra a Rússia. Treinamos juntas há dois anos e estamos preparadas para o que vier”, comentou Carolina.
Na quarta-feira (06) participaram de um amistoso contra a Seleção Oficial ouvinte da Suiça, e venceram a partida por 3 a 1. No sábado (09) ocorre o primeiro jogo da equipe, contra a anfitriã da Copa, a Suíça.