Na pista de atletismo do Estádio Municipal Eduardo Zeferino Tiago, no Bairro das Nações, é possível ver a agilidade de um velocista que se destaca no meio de tantos: Douglas Mendes está fazendo história ao ser o primeiro atleta de Balneário Camboriú a ser convocado para os Jogos Olímpicos da Juventude, que esse ano será em Buenos Aires, do dia 6 ao dia 18 de outubro.
Douglas treina na Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú há pouco mais de um ano, e já é o dono da melhor marca da América do Sul nos 400 metros rasos, sua verdadeira paixão no atletismo. Douglas ainda é campeão catarinense e recordista da categoria sub-18, campeão Brasileiro Sub-18 e terceiro colocado no Brasileiro sub-20.
Apesar da fala tímida, Douglas mostra muita confiança ao ser questionado sobre a expectativa de estar competindo na maior competição multiesportiva para jovens atletas. “A técnica nos treinos tem melhorado bastante, evolução a cada competição e pretendo trazer medalha para a cidade”, destaca.
Um dos técnicos do atleta, Diogo Gamboa, destaca a evolução de Douglas, que chegou aos treinos sendo visualmente um potencial, mas ainda uma “peça bruta” e foi aprimorando a técnica aos poucos. “A primeira vez que ele correu nos 400 metros, fez 57 segundos, e em um ano reduziu em 10 segundos o seu tempo”, disse. Além de Diogo, Daiana Gamboa também é técnica do atleta.
Diogo ressalta a dedicação de Douglas, que o faz estar entre os 20 melhores do mundo na categoria sub-18 dos 400 metros rasos. “Enfrentamos países tradicionais na prova de velocidade, como Estados Unidos, Jamaica. E ele está entre os 20 melhores”, destaca. Com 17 anos, ele ainda precisa conciliar a rotina intensa de treinos, de segunda-feira a sábado, com cerca de três horas por dia, com as aulas que tem de manhã.
Há muita dificuldade em conseguir classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude, pois além de enfrentar grandes adversários, precisava estar entre os oito melhores das Américas, e Douglas alcançou a quinta colocação. Ao todo, serão cerca de 50 atletas na categoria dele.
Nessa sexta-feira (28), o atleta viaja para o Rio de Janeiro e se apresenta no Comitê Olímpico do Brasil (COB), além de realizar alguns exames, receber materiais e participar de palestras. Por fim, embarca dia 2 de outubro para Buenos Aires e fica até dia 19 do mesmo mês.