Nos dias 7, 8, 9 e 10 deste mês, a Associação de Surdos de Balneário Camboriú (ASBAC), em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FMEBC), participou da Copa do Brasil de Futsal de Surdos, em Uberlândia, Minas Gerais.
Na categoria feminina, a equipe de Balneário Camboriú estreou com vitória contra a equipe de Belo Horizonte com o placar de 6×0. Após a vitória, veio uma derrota contra o Rio de Janeiro de 2×1. A recuperação veio com uma vitória contra a Associação de Surdos de Jundiaí/SP com o placar de 13×0, que garantiu a segunda posição do grupo e, consequentemente, a classificação para as quartas de final.
Nas quartas de final, o time de BC eliminou a equipe de Brasília/DF por 5×0 e, novamente, reencontrou a equipe do Rio de Janeiro na semifinal. A partida foi disputada e terminou em 0x0, e, com placar de 5×4 nos pênaltis, a equipe de Santa Catarina chegou à segunda final consecutiva na competição (equipe foi campeã inédita na edição de 2022).
Com a vaga para a Libertadores 2024 (Interclubes de Futsal) já garantida, a final foi realizada contra a Associação de São José dos Pinhais/PR, que venceu de 3×0 e levou o hexacampeonato para o estado do Paraná.
Já na modalidade masculina, a equipe de Balneário Camboriú estreou no grupo F com vitória de virada contra a equipe de São José dos Pinhais/PR com o placar de 4×3. Na sequência, duas derrotas de 6×0 e de 8×1 para Associação de Goiânia/GO e Pará de Minas/MG, respectivamente.
O destaque para equipe de Balneário Camboriú ficou por conta da jogadora Fernanda Falkevicz, que levou o título individual de melhor goleira da competição. A treinadora da FMEBC, Aline Cristina Grinwald, que também foi convocada como auxiliar técnica da seleção brasileira para a Copa do Mundo de Futsal de Surdos, acompanhou a equipe. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Surdos (CBDS).