A Arteirs Litoral Sul recebeu autorização formal da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para realização de mais duas importantes obras no trecho concedido: – construção da terceira faixa norte da BR-101/SC na Grande Florianópolis; e construção da ponte sobre o Rio Camboriú na marginal Sul.
O termo aditivo, assinado em 10 de dezembro, que autoriza a execução destes dois investimentos – com valor total de aproximadamente R$ 58,5 milhões. A partir de agora, a concessionária providencia os trâmites finais de contração das empreiteiras responsáveis – com início das duas obras previsto para o mês de fevereiro. O tempo de duração das obras é de 12 meses para terceira faixa, e 18 meses para ponte Camboriú. “Anunciamos estes novos investimentos com muito entusiasmo, porque sabemos da importância desta ampliação de infraestrutura para quem usa a rodovia no dia a dia. São intervenções de melhoria que certamente vão trazer ganho no tempo de viagem, conforto e segurança aos usuários”, avalia Cesar Sass, diretor de operações Sul da Arteris.
Ponte sobre o Rio Camboriú – Marginal Sul da BR-101/SC – km 135,3
Esta é uma importante obra esperada pela comunidade da região, que agora começa a se tornar realidade. A estrutura desta nova ponte terá 172,7 metros de extensão por 10,4 metros de largura – com duas faixas de rolamento e passeio segmentado para uso de pedestres e ciclistas. A estrutura possibilita a continuidade do trânsito pela marginal sul – possibilitando também a ligação de acesso ao novo Centro de Eventos de Balneário Camboriú.
A tecnologia construtiva empregada será similar a já aplicada no lado norte, com uso de vigas pré-moldadas e lançamento a partir de treliça lançadeira – para dar agilidade aos trabalhos, sem interferência no trânsito da pista principal.
A nova obra deve iniciar em fevereiro no mesmo momento em que a concessionária realiza a etapa final de construção da ponte no lado oposto (sentido norte) – já com percentual de execução superior a 90%. A previsão de conclusão é de 12 meses, com custo de R$ 10,5 milhões.
As duas pontes devem trazer relevante benefício ao trânsito da região – possibilitando a formação de um sistema binário de deslocamento do fluxo local pelas vias marginais. Dessa forma, o fluxo urbano de movimentação turística local poderá ser concentrado exclusivamente nas vias marginais –segmentado do eixo principal – que deve ficar concentrado o fluxo de longa distância. Essa segmentação, traz impacto positivo direto para mobilidade e segurança viária.