A Arteris Litoral Sul deu início, na última sexta-feira, a etapa de lançamento das vigas longitudinais pré-moldadas – que integram a estrutura da nova ponte sobre o Rio Camboriú – na marginal sul da BR-101/SC.
As atividades terão duração estimada de 30 dias – e ocorrem com apoio de uma treliça lançadeira automatizada. Trata-se de um equipamento com trilhos metálicos automatizado – que faz a condução da viga fabricada até o local exato de posicionamento. Essa prática, já adotada na construção da ponte norte, traz agilidade para o avanço da obra, minimizando o impacto com possíveis interferências no trânsito, uma vez que não é preciso a interdição da pista sul para posicionamento de guindastes (metodologia tradicional).
Essa técnica será utilizada para o lançamento das 20 vigas – parte delas com comprimento de 39,9 metros e outra de 26,5 metros. As vigas serão posicionadas sobre as bases de encontro (duas) e quatro estruturas de apoio já implantadas.
A nova ponte terá 172,7 metros de extensão por 10,4 metros de largura. Os trabalhos foram iniciados em fevereiro deste ano – e já contam com percentual de execução superior a 60%. Com a conclusão do lançamento das vigas até novembro, será possível dar início a montagem da laje do tabuleiro da ponte.
A previsão da concessionária é inaugurar a estrutura no final do primeiro semestre de 2022 – com operação de duas faixas de rolamento e passeio segmentado para uso de pedestres e ciclistas. A ponte vai possibilitar a continuidade do trânsito pela marginal sul, servindo de ligação também para acesso ao novo Centro de Eventos de Balneário Camboriú.
Sobre a Arteris Litoral Sul – Concessionária responsável pela gestão de 356,6 quilômetros do trecho conhecido como Corredor do Mercosul, que compreende o Contorno Leste de Curitiba (BR-116), a BR-376 e a BR-101 e o Contorno de Florianópolis, conectando pessoas e dinamizando o transporte de cargas entre as capitais do Paraná e Santa Catarina. Desde o início da concessão, em 2008, a Arteris Litoral Sul investiu cerca de R$ 4 bilhões em obras que proporcionaram mais segurança aos motoristas e desenvolvimento aos dois Estados. A concessionária preza pela qualidade na prestação de serviços e possui uma grande infraestrutura à disposição de quem trafega pelas suas rodovias, composta por 187 câmeras de monitoramento, 09 bases operacionais, 20 guinchos, 11
https://www.arteris.com.br/
https://twitter.com/Arteris_