Para apreciar a nova pintura artística da Praça da Cultura, é preciso vê-la de um jeito diferente. Esse foi o conceito empregado pelo artista Fernando dos Santos Cardoso, conhecido como Nando.
A Praça da Cultura fica localizada na Av. da Lagoa, atrás do Atlântico Shopping, Centro de Balneário Camboriú.
A pintura, denominada de anamórfica, está em um dos muros da praça e foi concluída nesta semana. Nando executou o trabalho após ser selecionado pelo edital de credenciamento de artistas aberto anualmente pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú (saiba mais aqui sobre o edital de credenciamento de 2021, que está com inscrições abertas).
“Desenho anamórfico é uma imagem deformada que pode ser percebida em sua verdadeira forma ao ser vista de alguma maneira não convencional. O efeito surge quando a imagem é observada de uma posição que está muito longe da posição em que normalmente se espera que as imagens sejam vistas”, explica o artista. Nando ressalta também que os artistas devem se inscrever no edital de credenciamento para concretizarem trabalhos como o dele, em diferentes áreas culturais. “É de suma importância que o artista busque esse recurso, que esteja atento às normativas de cada categoria. As inscrições tornam mais prática a contratação por meio da Prefeitura”, enfatiza.
Nando vai falar sobre a pintura anamórfica em uma live no Beco do Brooklyn, dia 22, às 19h, junto com outros artistas. A live será transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Balneário Camboriú e faz parte da programação de aniversário de 57 anos do Município.
Local ganhou novas obras de arte neste ano
A Praça da Cultura, conhecida oficialmente como Praça da Bíblia, foi embelezada com duas outras pinturas artísticas neste ano. Em maio, a parede lateral de um prédio vizinho (Condomínio Residencial Mariner) ganhou o Mural do Conhecimento, com 30 metros de altura por nove metros de largura, do artista Eduardo Vaso. Em junho, o artista do grafite Gardpam, com a participação de Nando, fez uma pintura mural no paredão da ala norte do local. Essa obra foi um presente do Condomínio Residencial Iguaçu. Ambas as obras fazem parte do projeto de arte urbana Open Street Gallery.