Em um dia como este, há exatamente dois anos, eram aplicadas as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em Balneário Camboriú. Em 19 de janeiro de 2021, profissionais que estavam na linha de frente contra a doença receberam as doses, o que estabeleceu um dia histórico na cidade. Nesta quinta-feira (19), o município chegou às 339,6 mil doses aplicadas, divididas entre primeira e segunda doses, além de mais duas doses de reforço.
Conforme o esquema vacinal contra a doença evoluiu, o número de casos graves de Covid-19 diminuiu vertiginosamente: na época em que a vacinação iniciou, a taxa de ocupação na UTI do Hospital Municipal Ruth Cardoso era alta, superando os 90% em alguns dias. Em dezembro de 2021, a taxa chegou aos 15%.
Desde que começou a aplicar vacinas contra a Covid-19, o Município trabalhou com quatro empresas fornecedores de imunizantes: Astrazeneca, com 89.267 doses aplicadas; Coronavac, com 82.251 doses até o momento; Janssen, com 18.789; e Pfizer (adulta e pediátrica), com 149.339 doses aplicadas. Ao todo, 91,62% da população apta a receber a vacina tomou a primeira dose. Já em relação ao esquema primário completo, os números chegam a 88,97% da população apta.
Atualmente, a Rede Pública de Saúde oferece doses de Astrazeneca, Pfizer e Coronavac. A aplicação da Pfizer Baby (crianças de 6 meses a 2 anos) e da Coronavac para crianças de 3 e 4 anos é centralizada na UBS Central, às quartas-feiras. A Pfizer Pediátrica (5 a 11 anos), está disponível na UBS Central e na UBS Municípios. Já a Pfizer Adulto e Astrazeneca estão disponíveis para toda a população adulta, sendo a segunda dose de reforço disponível aos maiores de 30 anos, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.