Com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o terceiro volume do livro Histórias Especiais foi lançado nesta semana (13 de novembro).
A obra, que reúne histórias e ilustrações produzidas por alunos artistas da Apae, pretende dar visibilidade à forma como as pessoas com deficiência enxergam a vida, a sociedade e o mundo que as cerca.
Com seis histórias e suas respectivas ilustrações, a publicação estará disponível em e-Book, com versões em audiolivro, em vídeo com tradução em Libras e poderá ser conferida em www.casulo21.com/historiasespeciais/ e nos canais da Apae BC no YouTube e Soundcloud.
Além de fortalecer a inclusão social de pessoas com deficiência, o projeto coloca os alunos no centro das próprias narrativas, como protagonistas de suas histórias, exaltando suas individualidades. As histórias e ilustrações foram produzidas após um processo de meses em que os alunos artistas participaram de oficinas de produção literária, de criação de trilhas sonoras e de artes visuais.
Este é o terceiro ano consecutivo que a instituição desenvolve o projeto Histórias Especiais. “Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento criativo e crítico que o projeto tem trazido para os alunos. A gente percebe um aumento da complexidade dos temas que eles têm proposto em suas histórias e isso mostra como as atividades do projeto possibilitam resultados muito significativos”, diz o coordenador e diretor artístico do projeto, Luciano Candemil.
O livro
O primeiro volume do livro Histórias Especiais foi lançado em 2021, e o segundo volume, em 2022. Ambos tiveram o patrocínio da LIC e são disponibilizados em plataforma on-line, com acesso gratuito.
As duas edições anteriores da publicação podem ser conferidas no site
https://casulo21.com/historiasespeciais/.