Os alunos da Oficina de Robótica do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC) – Projeto Oficinas, de Balneário Camboriú, já estão inscritos para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que acontece em agosto deste ano. A Olimpíada é um evento nacional, e para que os alunos estejam preparados para o grande desafio, o Projeto Oficinas realiza, esta semana, uma olimpíada interna, com atividades e prova (simulado). Para a direção do CEAC, essa prévia motiva os alunos para a futura disputa.
A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional quanto ao público que nunca viu robótica. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas, em todo o Brasil. Os 32 alunos do Projeto Oficinas de Balneário Camboriú foram inscritos na modalidade teórica. Nessa modalidade a avaliação é por provas que abordam problemas na temática de robótica que possam ser solucionados a partir de ferramentas e conceitos compreendidos no currículo escolar básico, como ciências, matemática e linguagens. A avaliação é feita por professores, cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil, com o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
A Oficina de Robótica do CEAC – Projeto Oficinas acontece de terça à sexta-feira, no Polo do Bairro da Barra. A Oficina atende crianças de nove a 17 anos, estudantes de Balneário Camboriú, nas redes públicas e particular. As matrículas são feitas no início de cada ano letivo. No início do segundo semestre, após recesso, é feito um levantamento do número de vagas e são chamados alunos da fila de espera. A sede do Projeto Oficinas fica na Rua Canelinhas, 139, no Bairro dos Municípios.