A prefeitura de Camboriú irá reunir a comunidade, autoridades, as empresas Águas de Camboriú e Emasa e técnicos para uma Audiência Púbica sobre saneamento básico. A reunião será realizada nessa quarta-feira, dia 30, às 19h30min, no auditório da prefeitura, localizada na rua Getúlio Vargas, nº 77, no Centro. A Audiência vai tratar da implantação de rede de coleta e tratamento de esgoto e sobre a crise hídrica.
A Fundação do Meio Ambiente (Fucam) vai apresentar um estudo sobre a situação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú e a concessionária Águas de Camboriú vai apresentar uma proposta e um pré-projeto sobre rede de coleta e tratamento de esgoto e água. Além disso, também serão apresentadas possíveis soluções para evitar a falta de água, como o projeto do parque inundável e outras alternativas.
O prefeito, Elcio Rogério Kuhnen, já reuniu autoridades, representantes de classes e entidades de Camboriú para discutir a crise hídrica. “Já fizemos três reuniões para debater o assunto. A última foi com os rizicultores que é um setor que sofre com a falta d´água. Já ouvimos técnicos e já ouvimos os vereadores. Essas reuniões foram importantes, pois foi uma preparação. Já tiramos as diretrizes para a Audiência”, ressalta o prefeito.
“A coleta e tratamento de esgoto reflete diretamente no meio ambiente, com um benefício enorme para o Rio Camboriú e lençol freático, sem falar na questão da saúde pública”, explica a presidente da Fundação do Meio Ambiente, Liara Rota Padilha Schetinger.
Os recursos para a implantação do sistema de esgoto serão custeados pela empresa Águas de Camboriú. Os custos aproximados e valores de tarifas, que serão cobradas posteriormente, vão ser informados na audiência.