Até a última quarta-feira (22), Balneário Camboriú registrou 3 casos confirmados de dengue, sendo 1 autóctone, 1 importado e 1 indeterminado. Dos 84 casos suspeitos, 61 foram descartados e 20 ainda aguardam resultados, conforme o Departamento de Vigilância Epidemiológica.
A Secretaria de Saúde intensificou as ações de prevenção à doença, capacitando cerca de 70 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em um encontro realizado na sede da OAB. Dividida em três turmas nos turnos matutino e vespertino, a capacitação abordou a importância dos ACS no combate à dengue, repassando informações sobre prevenção, sintomas e condutas diante de casos suspeitos.
Atualmente, 34 agentes de combate a endemias estão em campo, mas o quadro será ampliado para 75 profissionais nos próximos 30 dias, após a homologação de um processo seletivo. “Esses agentes realizam visitas periódicas a imóveis, eliminam focos do mosquito, aplicam fumacê e orientam a comunidade. É fundamental que os moradores recebam e autorizem as visitas”, reforçou David Iesus Cruz, diretor de Vigilância Ambiental.
Na próxima semana, equipes iniciarão o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) para mapear as áreas mais afetadas. Além disso, estão sendo providenciados tablets para agilizar os processos e estudada a aquisição de 20 motocicletas para otimizar o deslocamento das equipes.
Como prevenir a dengue
A Secretaria de Saúde destaca que a prevenção depende da colaboração de todos. Cuidados básicos incluem:
- Esvaziar e tampar garrafas, potes e vasos;
- Guardar pneus em locais cobertos;
- Limpar calhas;
- Manter caixas d’água e reservatórios bem fechados;
- Colocar areia nos pratos de vasos de plantas;
- Amarrar bem os sacos de lixo;
- Evitar acumular sucata e entulho.
Sintomas
Procure uma Unidade Básica de Saúde caso apresente febre alta, dores musculares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos.