O Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, obteve cadastro junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o Núcleo de Petrofísica e Engenharia de Reservatórios da unidade, que é vinculado ao Departamento de Engenharia de Petróleo e desenvolve pesquisas para a criação de softwares.
O credenciamento é o reconhecimento formal de que a Udesc Balneário Camboriú atua em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação e/ou de ensino em áreas de interesse para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis e de que tem equipe técnica, infraestrutura e condições adequadas para seu desempenho.
Recursos para universidade
Ao ser reconhecido pela ANP, o núcleo da universidade está habilitado a realizar atividades com recursos financeiros da Cláusula de Investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, que obriga as empresas do setor a aplicarem um percentual entre 0,5% e 1% da receita bruta da sua produção em projetos.
Segundo o diretor de Ensino da Udesc Balneário Camboriú, Daniel Bettú, a expectativa é que o credenciamento possibilite a compra de equipamentos e a formação de mestres e doutores na área. Além disso, Bettú afirma que os recursos externos permitem uma maior independência da universidade em relação a recursos públicos e potencializam a formação dos acadêmicos ao envolver a indústria atuante no setor.
A próxima etapa do Núcleo de Petrofísica e Engenharia de Reservatórios da Udesc Balneário Camboriú será entrar em contato com as empresas para apresentar os trabalhos desenvolvidos e discutir possíveis parcerias.