O programa Abraço ao Servidor, lançado em outubro de 2017, já realizou 261 atendimentos aos servidores municipais de Balneário Camboriú. Criado para prestar apoio, auxílio e proteção aos funcionários públicos a equipe do programa, formada por um assistente administrativo, uma assistente social, uma pedagoga e uma psicóloga, realiza atendimentos sob regime de plantão 24 horas, através de visitas domiciliares, atendimentos individuais e coletivos.
De novembro a janeiro, foram realizadas 62 visitas domiciliares; 50 atendimentos psicológicos; 86 atendimentos multidisciplinar e 63 atendimentos de grupos, reuniões de rede, estudo de caso, dentre outros. “Dentre as visitas individuais estão a de servidores que estão afastados de suas funções por mais de 15 dias devido problemas de saúde, e também atendimentos a profissionais que vivenciam situações adversas decorrentes da dificuldade de resolução de conflitos intra e interpessoais, que venham a prejudicar sua saúde física e emocional no cotidiano de trabalho”, explicou a secretária de Gestão Administrativa, Karine Gomes.
Basicamente, o programa atua de duas formas: por Busca Ativa, onde os técnicos vão até o servidor já afastado; e através de acolhimento dos servidores encaminhados ou que buscam espontaneamente o apoio do programa. Do total de atendimentos, 118 foram servidores encaminhados, 83 de Busca Ativa e 60 buscaram o programa espontaneamente.
“Desses atendimentos, teve servidor que nos procurou para receber alguma orientação e apoio, outros solicitaram transferência do setor, teve os que procuraram o Abraço para retomar a qualidade de vida profissional. Também acompanhamos servidores no retorno laboral, na prevenção de fatores de risco e fazemos trabalhos de integração da equipe”, contou Karine. “Além do bem-estar dos servidores, esse trabalho reflete na qualidade dos atendimentos prestados à população”, concluiu.
Na Educação, os agentes de serviços gerais e de alimentação também participaram, pela primeira vez, de atividades coletivas. Quase 500 servidores dos dois setores se reuniram durante a parada Pedagógica onde participaram de palestras e atividades pautadas no reconhecimento e no senso de transformação, despertando o olhar dos servidores para o seu potencial criador e indispensável. “Os servidores ficaram muito felizes, porque até então essas ações só eram feitas para os professores. Quando reunimos os agentes de alimentação e de serviços gerais mostramos que eles também são fundamentais para a Secretaria de Educação, que nossos alunos também precisam deles, e o resultado foi gratificante. Com certeza outros momentos iguais este devem acontecer em 2018”, contou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.
Na Secretaria de Obras, o Abraço ao Servidor atendeu a solicitação dos técnicos de segurança de trabalho e está elaborando estratégias de intervenção coletiva, para atender os 248 servidores da secretaria. A proposta de atendimento coletivo vai iniciar em 2018, com os 68 servidores que atuam no polo Sul do Bairro da Barra.
“Nesses exemplos que citamos, os gestores das Secretarias de Educação, Obras e outras buscaram o programa espontaneamente e construíram junto com os técnicos estratégias de intervenção coletivas para, de fato apoiar e instrumentalizar a mudança da qualidade de vida laboral dos servidores”, concluiu a secretária.