(POR GUSTAVO SOLBAS – BC NOTÍCIAS) – O Prefeito Fabrício Oliveira, juntamente com representantes da EMASA, convocou a imprensa nesta quinta-feira (28) para apresentar as ações que serão tomadas para despoluir o Rio Marambaia ainda este ano, mais precisamente até novembro de 2019, os investimentos serão de aproximadamente de 30 milhões de Reais.
O Prefeito apresentou dados históricos que comprovam que a poluição existe desde a década de 70 quando os primeiros edifícios e residências já despejavam esgoto no Rio Marambaia.
Também foram mostrados dados das primeiras coletas de balneabilidade realizadas pela Fatma em 1997 que apresentavam a mesma quantidade de coliformes fecais que em fevereiro de 2019, mostrando que a cidade cresceu muito nestes últimos 20 anos, porém a poluição continuou a mesma.
O prefeito apresentou um pacote de ações que promete solucionar a poluição do Rio Marambaia ainda este ano:
Nova rede de esgoto:
A primeira delas e principal é a nova rede de esgoto do Rio Marambaia, o novo emissário será construído da Região Norte até a altura da ponte sobre o Rio Camboriú, passando pela elevatória na Rua 3700 e depois o esgoto será bombeado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Nova Esperança. A rede irá passar por dentro da galeria pluvial da Avenida Atlântica, para gerar menor impacto e tornar a obra mais econômica. O atual interceptor é muito antigo e já não atende mais a demanda da cidade. A previsão de conclusão da obra é para novembro de 2019.
Molhe do pontal norte:
Outra a ação é a construção do Molhe do Pontal Norte, que além de ser um novo atrativo turístico, trará benefícios a balneabilidade do Pontal Norte, como acontece com o molhe da Barra Sul que afasta a poluição do Rio Camboriú da orla e é um dos lugares mais visitados da cidade. A estimativa para entrega desta obra é agosto de 2019.
Projetos de Lei:
A terceira ação do pacote serão Projetos de Lei que irão punir com mais rigor ligações irregulares, além de diminuir o prazo para adequação. Os condomínios terão de apresentar uma Declaração de Regularidade Sanitária com prazo de 180 dias para entrega da declaração, sob pena de multa.
E também um Projeto de Lei que amplia para o cidadão o financiamento para regularização do esgoto. Interessados poderão procurar a EMASA a partir do dia 20 de abril.
Conscientização:
Além destas medidas, também será realizada uma campanha de conscientização para a auto fiscalização, pois não adianta apenas esforço do poder público, os cidadãos também devem fazer sua parte e conferir se sua rede está regular.
Sendo assim, ao que tudo indica, com estas medidas, mais a continuação das fiscalizações e lacres do Programa se Liga na Rede, em 2020 teremos um verão com a Balneabilidade que moradores e turistas tanto esperam a décadas.