O nível de água abaixo do normal no ponto de captação do Rio Camboriú pode provocar baixa pressão no abastecimento das regiões mais altas e distantes de Camboriú nos próximos dias. Desde a manhã desta sexta-feira, 11 de janeiro, o município está trabalhando com 75% da vazão ideal para este período do ano por conta da estiagem.
Segundo o gestor operacional da Águas de Camboriú, Gabriel Balparda Fasola, a situação deve retornar à normalidade assim que voltar a chover em Camboriú e região. Nesta manhã de sexta, a régua do rio Camboriú apontava 0,96 m, enquanto o ideal é de 1,35 m. Para aumentar a vazão no rio, está sendo viabilizada a transposição de água do Parque Linear para o Rio Camboriú.
Para minimizar os efeitos das baixas pressões, a Águas de Camboriú enfatiza a importância do uso prioritário da água nestes próximos dias. Além disso, a concessionária já fez a instalação de bomba para amenizar durante estes dias de estiagem. “Com as chuvas a vazão do rio tende a normalizar, mas, por enquanto, é extremamente importante a colaboração de todos para evitar o desperdício em atos como limpeza de calçadas e carros com mangueira, rega de jardins e banhos demorados”, observa Gabriel.
Saiba como contribuir em período de estiagem:
– Evite os banhos demorados
– Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes
– Antes de lavar os pratos e panelas, retire os restos de comida
– Deixe a louça de molho na pia, com água e detergente, por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue
– Use a vassoura, não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal
– Use balde e pano para lavar o carro, ao invés de uma mangueira. Evite lavar o carro durante a estiagem
– Use regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira
– Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total