Produtores audiovisuais de Balneário Camboriú e região, profissionais ou não, podem inscrever seus curtas-metragens e documentários na “Mostra Facine” até 25 de novembro. Os filmes serão exibidos durante a Mostra, que ocorrerá no Teatro Municipal Bruno Nitz em 13 e 14 de dezembro, com entrada gratuita.
A “Mostra Facine” não é competitiva e integra o projeto FacineBC, que tem, entre os apoiadores, a Fundação Cultural, por meio do edital de apoio a eventos. Interessados em inscrever filmes devem preencher um formulário disponível na página do projeto no Facebook (facebook.com/facinebc/) e no link https://goo.gl/FeG8bv . A programação, com os filmes selecionados, será divulgada em 5 de dezembro. Voltada, preferencialmente, a produções audiovisuais de Balneário Camboriú e da região da Associação de Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), a Mostra aceitará inscrições de produtores de outras áreas do Estado.
“O objetivo é ofertar um espaço democrático e inclusivo, em que os produtores audiovisuais (profissionais ou não) e público possam experienciar e dialogar o cinema”, afirma a produtora do FacineBC, Dagma Castro.
O projeto FacineBC já teve outros dois eixos, que foram o workshop “Cinema na Educação”, para docentes e interessados em usar a produção audiovisual no processo de alfabetização, e as oficinas “Cine Cidadão”, que trabalharam o olhar dos estudantes secundaristas para a linguagem e produção de conteúdos audiovisuais. Com o apoio do Sebrae, SESC e Conjel, foram realizadas oficinas também para profissionais da área.