Começou nesta terça-feira (16) a 23ª edição dos Jogos Escolares de Balneário Camboriú (JEBC). A cerimônia de abertura ocorreu no Ginásio Sérgio Lorenzato, no Bairro das Nações, e contou com a presença de autoridades e atletas que fizeram história no esporte a partir do JEBC.
Atletas esses, que a secretária de Educação Rosângela Percegona Borba acredita servir de incentivo para os que estão hoje representando suas escolas. “Vitórias e derrotas existem, faz parte. Porém o que eles vão levar é o legado do esporte e da educação. Num futuro, talvez próximo, esses que estão nas arquibancadas com suas escolas serão os próximos talentos”, disse. Rosângela ainda destaca que educação e esporte sempre caminharam juntos e é uma parceria que sempre funciona.
A primeira edição da competição foi em 1991 e contou com a participação de 15 escolas. Em 2018 será o dobro: 30 escolas municipais, estaduais e particulares de Balneário Camboriú. Durante a abertura, houve apresentação das escolas participantes, com muita dança e música com o corpo de dança do Projeto Oficinas, além da premiada banda escolar do CEM Ariribá, que também marcou presença no evento com 40 alunos.
Tradição não ficou de fora do evento: o juramento faz os alunos assumirem o compromisso de respeito, educação e disciplina, e foi feito pela aluna Larissa da Silva Nunes, da Escola Estadual Higino João Pio. Uma parte da delegação dos Joguinhos Abertos ainda desfilou com troféus e medalhas no ginásio.
A tocha foi acesa pela aluna e atleta de vôlei atual campeã dos Joguinhos Abertos, Heloisa Cattini. Nascida em Balneário Camboriú, participou de Jogos Escolares desde o Jebequinho, com oito anos. Hoje, com 17 anos, ela faz o seu último JEBC. “Muita ansiedade, frio na barriga de ser o último ano. O fato de ter alunos de todos os colégios, de ser um encontro de amigos. Muito feliz por ter a oportunidade de acender a pira olímpica”, ressalta.
O coordenador técnico do JEBC, Cristiano Grabner da Silva, ressalta a importância de ter o JEBC anualmente. “Com os jogos nós podemos fomentar as equipes de rendimento da cidade. Além de incentivá-los no esporte, incentivamos a disciplina e o respeito dentro e fora de quadra”, falou.
O JEBC é promovido anualmente pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú por meio da Fundação de Esportes (FMEBC) e Secretaria de Educação.
JOGOS
O JEBC é dividido em duas categorias: infantil, de 12 a 14 anos, e juvenil, de 15 a 17 anos. Nessa quarta-feira (17), terá o futsal e tênis de mesa infantil e juvenil masculino, além da ginástica rítmica infantil e juvenil feminina.
O cronograma de jogos e o boletim um e dois já estão disponíveis no site da FMEBC (www.fmebc.sc.gov.br) na aba JEBC 2018.