Santa Catarina receberá nesta quinta-feira 230 imigrantes venezuelanos, que virão do Norte do país. Eles chegam ao Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), e de lá serão trazidos em ônibus e caminhões do Exército a Balneário Camboriú, onde serão acolhidos pela Igreja Evangélica Embaixada do Reino de Deus.
40 famílias ficarão em Balneário, as demais serão divididas entre municípios vizinhos e Florianópolis.
A iniciativa de trazer os imigrantes foi da própria igreja, que arcará com os custos iniciais destas pessoas por meio de doações, feitas por membros da comunidade. A princípio, a igreja não terá auxílio do Ministério do Desenvolvimento Social.
O pastor Michael Aboud iniciou as movimentações para trazer as famílias venezuelanas quando viajou a Roraima para acompanhar a situação dos imigrantes. Ele então decidiu criar condições para recebê-los em Santa Catarina.
As doações garantirão alimentação, roupas e produtos de higiene e limpeza. As famílias também receberão uma quantia em dinheiro e ficaram alojados em apartamentos alugados pela igreja.
Os membros da igreja providenciaram trabalho para os imigrantes, em empresas que são ligadas à comunidade da Embaixada do Reino de Deus. Todas as famílias serão apadrinhadas por membros da igreja, que ajudarão os imigrantes na adaptação.