Nesta quinta-feira (04), das 13h30 às 19h, Balneário Camboriú realiza o I Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (FSAN/BC), que visa atrair a comunidade para conhecer e discutir ações e políticas públicas voltadas para a área de alimentação e nutrição na cidade. O evento será no auditório do SESC (Avenida Central, 360, Centro), e é organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Balneário Camboriú (COMSEA). O Fórum é aberto ao público.
“O tema é muito abrangente, envolve diversos setores da nossa sociedade e precisamos discuti-lo, envolvendo o maior número de pessoas possível. Esse é o objetivo maior do I FSAN/BC. E a nossa expectativa é a melhor possível para esse evento: estamos aguardando mais de trinta entidades relacionadas ao tema, municípios vizinhos, poder executivo e legislativo da nossa cidade, acadêmicos e toda a comunidade de uma forma geral”, disse a presidente do COMSEA, Fernanda Amaral.
Durante o Fórum haverá a exposição da Tenda da Cultura Alimentar, projeto que identifica os alimentos presentes no cardápio das famílias de Balneário Camboriú ao longo dos 54 anos de emancipação do município. Também haverá a palestra “Transforme a sua relação com os alimentos”, ministrada pela nutricionista especialista em gerência de qualidade na produção de refeições, mestre em agroecossistemas pela UFSC e professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, Eloysa Nezello Mosimann; e pela especialista em gestão de projetos e coordenadora das áreas de Saúde e Assistência do SESC Balneário Camboriú, Thays Wayne Gonçalves.
A programação também contará com mesa redonda composta por profissionais que são referência na área da Segurança Alimentar e Nutricional, como o ex-presidente do COMSEAN, Nairo Peixoto Ribeiro, o membro da Teia de Articulação pelo Fortalecimento da SAN – TearSAN, presidente da Associação Catarinense de Nutrição (ACAN) e Conselheiro Titular do CONSEA de Santa Catarina, Mick Lennon Machado e a coordenadora da área de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Joinville, Edina Acordi Soethe.
Durante o Fórum serão eleitas as entidades não-governamentais para a nova gestão do COMSEA. O evento também marca o aniversário de 15 anos do conselho em Balneário Camboriú e celebra o Dia Mundial da Alimentação, que ocorre em 16 de outubro.
O I FSAN/BC é iniciativa do COMSEA BC e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Serviço Social do Comércio de Balneário Camboriú (SESC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e Morro do Espinhal Produtos Orgânicos.